Secretário Jeferson Passos apresenta recorde de investimentos durante audiência na Câmara

Fazenda
07/03/2024 17h30

O resultado do relatório de gestão fiscal do município referente ao 3° e último quadrimestre de 2023, que sintetiza o balanço de todo o ano, foi apresentado nesta quinta-feira, 7, pelo secretário da Fazenda de Aracaju, Jeferson Passos, no Plenário da Câmara de Vereadores, em Audiência Pública. O destaque foi o recorde no volume de investimentos realizados pela capital sergipana, resultado de um crescimento substancial na liberação dos recursos oriundos das operações de crédito firmadas pela administração, bem como do aumento na execução desses investimentos.

Segundo demonstram os números, foram mais de R$ 330 milhões investidos em 2023, o que representa um acréscimo de aproximadamente R$ 80 milhões em comparação ao exercício anterior. “Esse volume de recurso se transforma em uma quantidade expressiva de obras que têm contribuído com o desenvolvimento de diferentes regiões de Aracaju, atraindo inúmeros empreendimentos, gerando emprego e renda para a população e valorizando áreas antes pouco exploradas pela economia”, analisou Jeferson Passos.

O secretário ressaltou ainda que a despesa cresceu em torno de 24%, em um ritmo superior à receita, mas que esta foi alavancada pelas próprias operações de crédito, mantendo-se o equilíbrio fiscal necessário. “Estamos com o endividamento bruto perto de 25% do montante total permitido, sobre controle e gerando resultado para a cidade. Um exemplo claro disso é a valorização de imóveis e negócios em áreas que recebem investimento do município. Isso é visível em toda zona norte, no entorno da obra da perimetral oeste, que já atrais empreendimentos imobiliários, e na própria zona de expansão”, enfatizou.  

Ao final da apresentação, o secretário Jeferson Passos respondeu aos questionamentos dos parlamentares. O vereador Vinícius Porto ressaltou os dados demonstrados durante a Audiência Pública. “Já passamos por momentos tão difíceis por conta da pandemia, mas hoje, graças a uma boa gestão, estamos crescendo”, apontou, em referência ao resultado dos investimentos executados na capital. Já o vereador Cícero do Santa Maria questionou sobre o empréstimo para as construções de obras no bairro Santa Maria, e foi informado pelo gestor que entre os meses de março e abril serão assinadas as ordens de serviços de 18 obras, inclusive na região.