Prefeitura realiza palestras voltadas para o autoconhecimento e protagonismo feminino

Agência Aracaju de Notícias
08/03/2024 15h30

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Aracaju realizou, na manhã desta sexta-feira, 8, no Centro Administrativo, uma programação especial para as servidoras que se dedicam diariamente à administração municipal. Na ocasião, foram realizadas duas palestras voltadas para o autoconhecimento e o protagonismo feminino. Além disso, a programação também contou com um coffee break para as homenageadas, e o prefeito Edvaldo Nogueira fez a entrega de flores para as servidoras.

A primeira palestrante a iniciar a programação foi a advogada criminalista do Centro Médico do Trabalhador (CMT), Juliana Abreu, que ministrou o tema sobre violência doméstica. Ela falou sobre como esse problema social se manifesta de diferentes formas, seja agressão física ou verbal, e ainda destacou a importância da mulher ser ouvida e acolhida.

“Eu me sinto muito honrada em estar aqui na Prefeitura conversando e batendo esse papo com as servidoras e os servidores municipais. O dia 8 de março é uma data extremamente importante, pois marca a luta feminista e destaca as conquistas já alcançadas, além de manter viva na memória da geração que está chegando, o contexto histórico pelo qual nós passamos para chegar até aqui”, diz Juliana.

A segunda palestrante foi a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria Municipal da Assistência Social, Edlaine Sena, que falou sobre o empoderamento feminino. Segundo ela, este é um dia de reforçar as conquistas e as garantias daquilo que foi alcançado através da luta pelo empoderamento.

“A data de hoje é muito significativa, é um dia de conscientização e de reflexão sobre a ampliação de direitos. Hoje, a gente trilha os caminhos que outras trilharam antes de nós, um dia tão simbólico e muito importante, momento de reflexão e homenagens para que a gente continue avançando. Esta iniciativa da Prefeitura de Aracaju é fundamental para que possamos continuar caminhando com consciência, diálogo e ações efetivas”, declara Edlaine.

Valorização e conquista

A servidora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cram) Maria Otávia Gonçalves Miranda, Andrea Gomes de Melo, conta que esses momentos de diálogo são fundamentais e valorizam as conquistas alcançadas através da luta por direitos iguais.

“Eu acho muito importante essas iniciativas que buscam valorizar e destacar as conquistas alcançadas através da luta das mulheres, na busca por direitos e igualdades. A gente realmente precisa desse destaque e valorização, não só no campo do trabalho, mas direitos iguais em casa, na divisão das tarefas domésticas e divisão no cuidado com os filhos, então precisamos sempre lutar para estar ocupando os lugares de poder, de destaque e de decisão”, diz.

Já a servidora da Assistência Social, Cristiane Ferreira, diz que “hoje é um dia político, que marca a necessidade permanente de resistência nessa sociedade”. “Momentos como esses mostram que, apesar dos avanços que nós conseguimos conquistar historicamente, a gente ainda precisa lutar pelo direito de estar viva e em segurança, ocupando os espaços que o acesso ainda não é igualitário entre homens e mulheres. Esta iniciativa da Prefeitura, no sentido de proteger as nossas vidas, mostra a importância que a gestão municipal tem nos dado”, afirma.

Assessora da Secretaria Municipal da Comunicação (Secom) e titular do comitê gestor de políticas para as mulheres, Waneska Cipriano comemorou o lançamento do aplicativo SOS Maria da Penha. “Hoje, nesta data tão especial, eu achei fundamental a Prefeitura de Aracaju ter feito o lançamento do aplicativo que busca facilitar o acesso em busca dos nossos direitos, combatendo a violência contra a mulher, além dessas palestras importantíssimas com tema de empoderamento feminino e legislação. Estou muito feliz e contente em poder estar aqui nesse momento”, completa.