Em entrevista à Rádio Cidade, prefeito destaca investimentos que melhoraram a vida dos aracajuanos

Agência Aracaju de Notícias
10/03/2024 15h38

O prefeito Edvaldo Nogueira esteve neste domingo, 10, na cidade de Simão Dias, no Centro-Sul sergipano, onde concedeu entrevista ao ex-senador Antônio Carlos Valadares, que apresenta o programa Domingo Bom, da Rádio Cidade 99,5 FM. Durante o bate-papo, o gestor da capital sergipana pôde destacar a série de investimentos que tem sido aplicados em infraestrutura, educação, saúde e transporte do município, bem como da importância de parcerias firmadas com o Governo do Estado e com outros municípios da região metropolitana. 

“Conseguimos fazer algo inédito na história de Aracaju. Nos últimos anos, investimos mais de R$ 1 bilhão e com isso conseguimos transformar a infraestrutura urbana da cidade e levar saneamento básico a todas as comunidades que ainda careciam. Todas essas obras foram feitas em um momento de crise no Brasil. E isso se deu por causa do trabalho que realizamos, da organização das finanças municipais, do bom diálogo político que preservo com o governo Estadual e também Federal e do saber atuar como gestor. Esse investimento é reflexo do meu trabalho por Aracaju e do carinho imenso que sinto pelo povo dessa cidade”, explicou o prefeito.

Além da oportunidade de contar ao povo simão-diense e de toda a região Centro-Sul sobre o trabalho realizado em Aracaju, desde suas gestões anteriores, principalmente no que diz respeito a obras que melhoraram a qualidade de vida das pessoas que vivem na capital sergipana, Edvaldo destacou como tem atuado nos últimos anos em benefício, também, da mobilidade urbana, com o recapeamento das principais avenidas da cidade.

“Somente na melhoria da mobilidade urbana de Aracaju, já investimos em mais de 126 km de asfalto. Fizemos os corredores da Beira Mar, Augusto Franco, Centro/Jardins, Hermes Fontes e, agora, avançamos para a avenida Tancredo Neves, que está sendo completamente recuperada. Também faremos as avenidas Maranhão e Visconde de Maracaju, na região Norte da cidade. Todo esse trabalho reflete, em conjunto com as outras obras de infraestrutura que já realizamos, com a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, contou.

Ainda sobre mobilidade urbana, no que diz respeito ao transporte público, durante a entrevista o ex-senador Valadares questionou Edvaldo a respeito dos desafios em relação ao transporte coletivo da cidade. Na ocasião, o gestor da capital sergipana detalhou quais medidas estão sendo adotadas para garantir a melhoria desse serviço e destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e os demais municípios da região metropolitana.

“A melhoria do transporte coletivo é um desafio. O sistema sofreu um grande baque na pandemia e estamos trabalhando para ajudá-lo a se reerguer. Um grande passo que daremos será a licitação do transporte coletivo, que será realizada a partir da instalação do consórcio. A nossa meta é lançar o edital agora em abril. Enquanto a licitação não acontece, a Prefeitura de Aracaju está repassando subsídio de R$ 24 milhões, até dezembro de 2024, para garantir o congelamento do aumento da passagem e por ser a coordenadora do consórcio. Posteriormente, esse valor será rateado pelas cidades que integram o consórcio e que têm colaborado com Aracaju para que possamos melhorar o nosso transporte público, assim como o Governo do Estado”, afirma.

Ao longo da conversa com Valadares, Edvaldo relembrou das transformações do bairro 17 de Março registradas ao longo dos anos, obtidas através de investimentos em infraestrutura. Ele falou sobre as medidas atuais para o desenvolvimento da região, que hoje conta com saneamento, praças, unidade de saúde e outros dispositivos públicos que beneficiam a população.

“O 17 de Março hoje é um bairro modelo do qual me orgulho muito. Erguemos o bairro, dotamos de infraestrutura, de escolas, unidades de saúde, praças e outros equipamentos para que as pessoas possam viver com qualidade de vida. Há um ano entregamos a Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, que já realizou milhares de parto e não só de aracajuanas, mas de mulheres de todo o estado e até de fora deles e agora estamos construindo o residencial Irmã Dulce, que logo mais será entregue, além da reserva extrativista das Mangabeiras, que é um parque de preservação desse fruto tipicamente aracajuano e que tanto incrementa a renda daqueles que vivem de sua colheita”, pontuou.