Aracaju 169 anos: moradores do Lamarão e Japãozinho estão animados para entrega de novas praças

Agência Aracaju de Notícias
14/03/2024 11h20

No mês de aniversário da capital, a Prefeitura de Aracaju entregará à população uma série de obras estruturantes que visam melhorar a qualidade de vida em diversos bairros. Exemplos disso são duas praças que serão entregues na zona norte da cidade, uma no bairro Lamarão, que está sendo reurbanizada, e outra no bairro Japãozinho, que está sendo construída. Esses espaços públicos trarão mais conforto, segurança e lazer para os moradores, que aguardam ansiosos pela inauguração que, conforme anunciado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, deve ocorrer ao longo desse mês.

A reurbanização da praça Frei Augusto de Santana, no bairro Lamarão, executada pela Prefeitura, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está em fase final. A aposentada Edna Melo Santos Ribeiro mora há 54 anos em frente ao local, e está contando os dias para ver o espaço sendo inaugurado.

“Essa urbanização da praça vai ser tudo de bom, vai melhorar a nossa qualidade de vida, vamos ter mais lazer, quem sabe até a volta da Academia da Cidade. Além disso, vai valorizar mais o nosso bairro. As pessoas precisam estar conscientes de que a praça é nossa e que devemos preservá-la, pois a Prefeitura fez com tanto gosto para a população. Então acredito que esse espaço vai nos dar mais conforto, qualidade de vida, e vai ser bom também para o comércio local”, diz.

Dono de um estabelecimento localizado próximo à praça, Tárcio Rezende Lima acredita que a praça vai beneficiar tanto os moradores como aos comerciantes da localidade. “Por estar aqui há 12 anos, eu percebi que só agora, nessa gestão do atual prefeito, veio essa melhoria aqui para o bairro. É muito salutar o investimento que a Prefeitura está fazendo. Por se tratar de periferia, a gente vê nossos jovens sem uma praça de qualidade, então espero que essa possa contemplar alguma situação de esporte, justamente para poder inibir a juventude de entrar no mundo da criminalidade e das drogas. Todo investimento a gente entende que tem um retorno. Pelo fato de a Prefeitura estar fazendo esse investimento, a perspectiva é que até o nosso movimento no comércio melhore”, declara.

Nadson Roberto da Silva reside próximo à praça há 20 anos, e também trabalha com vendas no local. Ele se mostra feliz ao saber que o bairro ganha mais um espaço de lazer. “Essa revitalização da praça vai melhorar muita coisa aqui, pois agora os moradores vão poder fazer caminhada, as crianças poderão usufruir de um espaço de lazer, vai ser um lugar para as pessoas fazerem um passeio. A comunidade do Lamarão já aguardava isso há muito tempo”, afirma.

A reurbanização da praça Frei Augusto de Santana, fruto de investimento de R$ 729.600,25, vai garantir reforma dos passeios em concreto, novos equipamentos de ginástica e parque infantil, reposição de mesas e bancos em concreto, pintura, gramado, revisão dos equipamentos de acessibilidade e implantação de iluminação em LED. O espaço de convivência encontra-se em uma área bastante acessada da região, entre as avenidas Lamarão e Paulo Figueiredo Barreto, e vai assegurar para a comunidade lazer, atividades físicas ao ar livre e brincadeiras.

Nova praça no Japãozinho


Também na zona norte de Aracaju, o bairro Japãozinho está prestes a ganhar uma nova praça para a população ainda neste mês. Após dotar a região com infraestrutura básica, o município  investe na construção da primeira praça da localidade, que está sendo erguida entre a rua do Arame e a avenida Antônio Barbosa. O novo equipamento irá garantir mais oportunidade de lazer e convívio social aos moradores do Japãozinho.

A dona de casa Lourdes Pereira está ansiosa para ver a obra concretizada. “Eu moro aqui já há cerca de 40 anos, e acredito que com essa nova praça, vai melhorar muito. Nossas crianças terão oportunidade de brincar na praça, e como será aqui em frente da minha casa, vou poder ficar olhando mais à vontade e com mais tranquilidade”, destaca.

Opinião semelhante tem o aposentado Manoel Cícero, de 73 anos. “Uma praça nova é sempre algo muito bom para a comunidade, e essa vai movimentar mais o nosso bairro, vai trazer mais iluminação, mais segurança e lazer para as pessoas”, declara.

O espaço de convivência ocupará uma área de 3.398,91 m², e está sendo construído com um investimento na ordem de R$ 854.921,45, oriundo de recursos próprios da Prefeitura de Aracaju. A praça contará com pavimentação em concreto, academia de ginástica ao ar livre e parque infantil contendo escorrega, balanços, gangorra, gira-gira, gangorra adaptada e escada de cilindros. Além disso, será executado o paisagismo, a acessibilidade e instalada iluminação em LED.