Recanto da Paz: Prefeitura inicia curso de Serviços Gerais para moradores da comunidade

Assistência Social e Cidadania
12/03/2024 15h30

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio do Projeto de Trabalho Social (PTS), iniciou na última segunda-feira, 11, o curso de Serviços Gerais para os moradores da comunidade Recanto da Paz, no bairro Aeroporto. Esta é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do programa Pró-Moradia, do Ministério do Desenvolvimento Regional, executado pela empresa Souza Carvalho Projetos Sociais, sob o acompanhamento da Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio da Diretoria de Gestão Social da Habitação.

Com o objetivo de garantir qualificação profissional para o desenvolvimento socioeconômico, o curso terá carga horária de 60 horas, com conclusão no dia 28 de março. “Esse curso está sendo realizado no turno da noite a pedido da comunidade, e foram ofertadas 20 vagas, o intuito é proporcionar aos moradores da comunidade um curso profissionalizante para que eles possam ser inseridos no mercado de trabalho”, explica a assistente social da empresa Souza Carvalho, Glécia Farias.

De acordo com a instrutora, Gessyca Matos, o curso está sendo bem abraçado pela comunidade, com as participantes demonstrando curiosidade e interesse sobre o conteúdo abordado. “O curso de Serviços Gerais está sendo realizado na comunidade e as meninas do grupo estão sendo bem receptivas, perguntando sobre o conteúdo do curso e sobre o que iremos trabalhar durante as aulas. Vou abordar mais de três conteúdos, dentre eles, como é uma limpeza correta, qual produto utilizar, como é a diluição”, pontuou a instrutora Gessyca Matos.

Atualmente desempregada, a moradora do Recanto da Paz, Liliane Oliveira, conta que já tem experiência na área, mas decidiu se inscrever no curso para aprimorar os conhecimentos. “Eu trabalho na área de Serviços Gerais desde 2013, mas estou fora do mercado de trabalho e o aprendizado é sempre bom porque a gente aprende novas técnicas e pode desenvolver melhor o que você busca”, destaca.

O mesmo se passa com a moradora da mesma comunidade, Alana Mikaelle. “No momento eu me encontro desempregada, mas eu estou aqui pra aprender sobre serviços gerais, já é o segundo curso que faço aqui no Recanto da Paz e é bom porque a gente conversa com outras pessoas e também gera conhecimento sobre outras áreas, e no final do curso a gente recebe um certificado e tem a chance de conseguir um trabalho aumenta”, disse.