39ª Corrida Cidade de Aracaju: profissionais da saúde auxiliam atletas na preparação

Agência Aracaju de Notícias
21/03/2024 11h00

Atletas profissionais e amadores inscritos para a 39ª edição da Corrida Cidade de Aracaju estão a todo vapor na preparação física para encarar os percursos do maior evento esportivo do Norte Nordeste. Marcada para o dia 23 de março, a corrida já se consolidou como um dos momentos mais aguardados da programação realizada pela Prefeitura de Aracaju em celebração ao aniversário da capital sergipana.

Alguns profissionais da área de saúde têm trabalhado na preparação desses atletas, e dão dicas importantes para quem pretende correr um dos três percursos da prova (5km, 10km ou 24km), sendo o maior trajeto, saindo de São Cristóvão até Aracaju. É o caso da fisioterapeuta Verena Calmon, que atualmente trabalha com cerca de 10 pacientes que irão participar da corrida. Ela conta que atua em parceria com as consultorias esportivas de corrida de rua, direcionando os atletas para o trabalho preventivo durante o tempo de preparação, e também fazendo a recuperação no pós-corrida.

Verena explica que existe um planejamento para o volume de treinos dos atletas, realizado sempre em constante diálogo com o profissional de educação física que os acompanha, fazendo também a parte de prevenção de lesão muscular. A fisioterapeuta destaca ainda que a Corrida Cidade de Aracaju possui um certo grau de dificuldade, o que exige preparo. “É uma corrida quente, com muita altimetria e que demanda bastante do atleta. A gente faz a preparação no intuito de que ele faça a melhor prova possível, mas também que ele tenha a melhor recuperação no período pós-corrida”, diz.

Ela explica ainda que a rotina dos atletas, principalmente dos que irão fazer o maior percurso, dos 24 km, deve envolver cuidados com a nutrição, hidratação e também um trabalho intenso na mobilidade, com o fortalecimento muscular. “Eu enfatizo muito essa questão do fortalecimento muscular para criar a condição desse atleta seguir o percurso. E a gente vai fazendo a dosagem, junto com o profissional de educação física, para a questão de volume de treinamento mesmo”, explica.

A profissional recomenda que, no dia da corrida, o atleta esteja descansado e bem hidratado. “É importante que, durante a prova, a pessoa vá seguindo um ritmo tranquilo, sem afobamento. É necessário ir num ritmo leve e fazendo toda estratégia que vai sendo construída ao longo do treinamento. Seguindo o planejamento certinho, é sucesso no final da prova”, declarou.

Pilates como preparação

Associar um bom ritmo de treinamento muscular com sessões de pilates é uma receita perfeita, segundo o fisioterapeuta Hélio Fernandes. Ele próprio já participou diversas vezes da corrida, e neste ano estará novamente correndo no percurso de 24 km. Atualmente, Hélio trabalha com seis pacientes que se preparam para a famosa Corrida Cidade de Aracaju, onde foca no pilates como auxílio para o condicionamento físico e na resistência, ajudando no fortalecimento muscular e na parte respiratória.

“Essa é uma corrida que exige muito esse fôlego. O pilates ajuda muito porque a gente trabalha com a parte respiratória, o tônus muscular e o equilíbrio. Como essa corrida possui muitas ladeiras, essa é uma prova que exige um esforço maior, que muitas vezes a pessoa não consegue adquirir num treino mais genérico. Muita gente procura o pilates com esse objetivo de ganhar um condicionamento melhor”, descreve.

Ele destaca ainda que, para evitar lesões, é necessário que o atleta se prepare. “Não se deve ir lá correr sem ter um preparo. É preciso fazer um alongamento, trabalhar bastante a mobilidade para evitar lesões durante o treino e também durante o treino. Porque o ciclo de treinos dessa corrida é um ciclo bem puxado. Então muitos atletas acabam tendo lesões durante os treinos por falta de preparo. É preciso deixar o corpo apto para todo esse ciclo”, afirma. O fisioterapeuta Hélio Fernandes enfatiza ainda a importância de ter o sono em dia e uma boa alimentação, acompanhado com um profissional especializado, além de preparar a musculatura.

Preparação nutricional


Para além da preparação física e fortalecimento muscular, o atleta que vai para a Corrida Cidade de Aracaju precisa também estar com a alimentação em dia. A nutricionista Andrea Gonçalves, que já participa da corrida há cinco anos, além de preparar outros atletas para o evento, também vai percorrer os 24km neste ano.

Ela explica que, para a preparação da prova, é preciso pensar em qual distância o atleta vai fazer a corrida, já que existem três percursos com distâncias e nível de dificuldades. “Cada distância vai ter uma limitação diferente. Não é brincadeira, estamos falando de uma prova muito dura, cada pessoa reage de um jeito, por isso é importante se preparar. Cuidar da imunidade e da ansiedade”, reitera.

Segundo Andrea, existem alguns tipos de alimentação que os corredores devem ter no seu dia a dia. “Um atleta tem que ter carboidratos de boa qualidade, ou seja raízes, arroz, feijão, frutas, verduras, proteínas magras, pão, cuscuz. Então, devemos evitar os industrializados em geral, ultraprocessados, frituras, gorduras ou algo muito doce, porque o doce vai roubar as energia. Então, nesse momento deve comer comida de verdade. Perto da prova ou de um treino longo iremos evitar também as fibras e os alimentos de digestão mais lenta. Por exemplo, antes do dia da prova eu não vou comer muita salada ou muito feijão”, disse.

Outro ponto importante, e até mesmo fundamental, é a hidratação, principalmente em provas que acontecem no período de calor, como a Corrida Cidade de Aracaju. “Essa é uma prova muito longa, com ladeiras, então os atletas podem ter muita câimbra, que pode ser causada pela desidratação. Isso também pode causar uma fadiga precoce, tontura e desmaio, além de também poder atrapalhar o rendimento durante os treinos. Para a gente hidratar bem, um atleta precisa de 45 ml vezes o seu quilo de peso, e para pessoas normais a gente faz o cálculo de 35 ml vezes o seu quilo de peso. Lembrando que chá, suco, café e a água que você consome durante o treino não contam”, declarou.

Andrea Gonçalves explica também, que quando se fala em hidratação é preciso repor não só a água, mas também os eletrodos, pois durante o treino o atleta perde sódio, potássio, proteínas e magnésio. “A gente pode repor um pouco com água de coco, mas não o suficiente para o calor que estamos agora. A gente tem que repor também com os eletrólitos, antes, durante ou depois do treino. Por isso é importante o acompanhamento de um profissional, porque cada pessoa vai ter uma reposição diferente”, disse.

Alimentação no dia da corrida


Para os atletas que vão participar da Corrida Cidade de Aracaju, no dia da competição, a alimentação deve ser diferenciada, como explica a nutricionista. “No café da manhã vamos dar prioridade aos carboidratos sem fibra, cuscuz, tapioca ou pão; uma proteína leve, como ovo e um suco de frutos, como laranja ou beterraba. Ao longo do dia capriche na água e nos eletrólitos. No almoço, um carboidrato leve, pode ser macarrão com carne moída. Nesse dia é importante evitar folhas, crus, frutos do mar e laticínios. Antes da prova o corredor deve usar o pré-treino que já está habituado no dia a dia, então não se deve usar nada que ainda não tenha usado antes, não testar nada antes da prova”, afirmou.

Já ao longo da prova, é preciso fazer a reposição dos carboidratos da forma correta. “Para a pessoa que vai correr 5 km, o pré-treino já é suficiente. Agora, se a pessoa vai correr 10 km é preciso fazer a reposição do carboidrato no meio do percurso, ou seja, mais ou menos no quilômetro cinco, pode ser rapadura, banana, ou até um gel de carboidrato que é encontrado em loja de produtos naturais. Já para os 24 km deve repor, em média, a cada 40 min, que é mais ou menos entre 6 ou 7 km. Desse modo, o atleta vai repor umas três vezes ao longo dos 24km, que podem ser esses que a gente falou. No caso do gel, pode alternar entre com cafeína e sem cafeína. E em qualquer percurso é importante sempre estar se hidratando. A cada pausa nos pontos de hidratação, beber uns 150 ml de água, e sempre que for comer um carboidrato, tem que ser acompanhado de água”, explicou.