Aracaju 169 anos: Defesa Social acompanha montagem das estruturas na praça de eventos

Defesa Social e Cidadania
12/03/2024 17h17

A praça de eventos Hilton Lopes, no Centro da capital, receberá, no sábado e domingo, 16 e 17, grandes atrações musicais como parte da programação de aniversário da capital. Cada etapa da montagem das estruturas é acompanhada de perto pelas equipes da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), com a atuação da Defesa Civil, para garantir um evento tranquilo, com segurança para a população.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, reforça que o acompanhamento da montagem ocorre desde a chegada dos primeiros materiais na área do evento. "Sempre atuamos com essa dinâmica, para evitar atrasos na montagem das estruturas ou intercorrências. Com planejamento e monitoramento, cuidamos de cada detalhe, para que os aracajuanos possam aproveitar a festa", indicou.

O projeto contempla a montagem de palcos, camarote, camarote da acessibilidade, posto de comando, posto médico, sinalização e estruturas de apoio aos serviços que serão prestados no local. Além disso, há reforço de contraventamentos, que são estruturas que proporcionam estabilidade diante da incidência de rajadas de ventos.

"Acompanhamos as atualizações sobre condições climáticas e de forma preventiva reforçamos a segurança estrutural que a estrutura suporte eventual incidência de ventos. Utilizamos caixas d'agua com mil litros cada uma, cabos de aço e manilhas, para reforçar essa estabilidade", salientou o secretário da Defesa Social.

A Defesa Civil de Aracaju também realiza o recolhimento de toda a documentação necessária, como explica o coordenador do órgão, Robson Rabelo. "São recolhidas as Anotações e Termos de Responsabilidade Técnica de montagem, desmontagem e da parte elétrica. Também é solicitado o Termo de Teste de Carga. Toda essa documentação é encaminhada previamente pelos fornecedores", explicou o coordenador.