Aracaju 169 anos: tudo pronto para os shows do aniversário da cidade na praça dos mercados

Agência Aracaju de Notícias
16/03/2024 08h00

Já está tudo pronto para os shows que a Prefeitura de Aracaju realizará em comemoração ao aniversário da cidade, neste sábado, 16, e domingo, 17, data em que a capital sergipana completa 169 anos de fundação. Nos dois dias, haverá apresentações musicais na praça de eventos Hilton Lopes, entre os mercados centrais. E para garantir a segurança e o bem-estar do público, diversos órgãos municipais prestarão seus serviços aos aracajuanos e turistas que forem celebrar os 169 anos de Aracaju.

Neste sábado, o tradicional Ato Evangélico contará com apresentações da Banda Renovart (18h), Laressa Abreu e Banda (18h30), Thaís Helena (19h), Damares (20h), Banda Manancial (21h30) e Isadora Pompeo (23h). Já no domingo, a programação comemorativa contará com apresentações musicais dos cantores João Ventura (20h), Ludmilla (21h30) e Belo (23h).

Toda a estrutura foi vistoriada pelo prefeito Edvaldo Nogueira na tarde de sexta-feira, 15. O gestor, acompanhado de secretários municipais, fez a vistoria final das estrutura dos palcos, do Camarote da Acessibilidade e das áreas destinadas às secretarias que irão atuar no local.

Dentre os diversos órgãos municipais que atuarão no evento, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) está responsável pela organização do comércio ambulante, bem como da manutenção e limpeza das áreas públicas no entorno e no espaço dos shows. As ações que ocorrem antes, durante e após o evento serão efetuadas através das diretorias de Operações (Dirop) e de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa).

A Direpa já realizou a organização da inscrição, sorteio e credenciamento dos vendedores ambulantes. Para este ano, foram disponibilizadas 121 vagas para pontos fixos, conforme edital, distribuídas da seguinte forma: 58 para bebidas em isopor; 26 vagas para a categoria alimentos e bebidas (diversos); 25 vagas para drinks/capeta; seis vagas para towner; e seis voltadas para o segmento food-truck.

Durante a festividade, a equipe de fiscalização composta por 70 fiscais estará atuando no ordenamento do comércio nos pontos de venda autorizados. Na ocasião, será observada também a venda de bebidas em recipientes de vidro, que é proibida.

Já a Diretoria de Operações executou, nesses dias que antecedem a festa, serviços de capinação, pinturas de guias e roçagem manual e mecanizada. O recolhimento dos resíduos será executado por equipes distribuídas da seguinte forma: no sábado, 16, ao longo do dia, duas equipes irão intensificar os preparativos na limpeza e organização na praça de eventos entre os mercados centrais; no domingo, 17, serão cinco equipes, totalizando cerca de 60 agentes, que farão o repasse na limpeza na praça Hilton Lopes, deixando tudo organizado para os shows que se iniciam às 20h.

Além disso, a partir das 6h, parte desse quantitativo será designada para o suporte no recolhimento de resíduos durante a missa comemorativa na Colina do Santo Antônio e na homenagem a Inácio Barbosa na aposição de flores na praça do Mini Golf.

Na segunda-feira, 18, serão sete equipes trabalhando, totalizando cerca de 80 agentes de limpeza, que farão o recolhimento dos resíduos e lavagem dos espaços públicos na região dos mercados centrais. Os trabalhos iniciam às 5h30.

Para promover o descarte correto do lixo e obter mais celeridade na higienização dos ambientes, serão disponibilizadas outras estruturas e maquinários, como uma caixa estacionária, com capacidade de 5 m³; 60 contêineres instalados em formato de ilhas em todo o espaço dos shows; três caminhões compactadores; dois caminhões-pipa; e dois pontos de entrega voluntária (PEVs) para o recebimento de resíduos recicláveis.

Saúde
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atuará nas comemorações do aniversário de Aracaju por meio da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Posto Médico. Ao todo, 44 profissionais atuarão no evento, contando com o suporte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

No âmbito da Vigilância Epidemiológica, o Programa IST realiza ações de prevenção nas campanhas de grande massa e ofertará os insumos (preservativos masculino e feminino, e gel lubrificante) com o Casal Camisinha, além de orientações quanto ao atendimento à Profilaxia Pós Exposição (PEP) de risco nos Hospitais Municipais de Pequeno Porte Nestor Piva, na zona Norte, Fernando Franco, na zona Sul de Aracaju.

Esta ação acontecerá no domingo, 17, no período das 17h às 23h, e, durante esse período, a equipe composta por sete pessoas distribuirá 7.200 preservativos masculinos, 1000 preservativos femininos e 1.600 géis lubrificantes.

Já a Vigilância Sanitária e Ambiental de Aracaju, fiscalizará e promoverá a segurança dos alimentos que serão ofertados nos dois dias do evento, salvaguardando os aspectos sanitários e a saúde da população, que ali estiver contemplando a festa. Serão inspecionados os alimentos, bebidas, gelos e também a atuação dos vendedores ambulantes. Durante as inspeções, serão verificadas as condições sanitárias, ou seja, se os alimentos estão bem acondicionados, se o gelo está sem risco de contaminação, e se as pessoas que manipulam os alimentos estão usando equipamentos de proteção individual. Tudo isto para evitar que a população corra riscos ao consumir os produtos.

Posto médico
A população que se fará presente nas comemorações do aniversário de Aracaju contará com um posto médico instalado próximo ao local dos shows. O posto oferecerá atendimento com acolhimento, onde o paciente será atendido de acordo com o perfil do seu quadro clínico. Serão ofertados serviços de baixa e média complexidade, sutura de pequenas lesões e, em casos mais graves, os pacientes serão estabilizados e regulados aos hospitais municipais que servirão como retaguarda.

O posto médico contará com oito leitos, sendo dois leitos de estabilização; e seis poltronas para medicação rápida A equipe de trabalho, por noite, será composta por cerca de 30 profissionais, sendo três gestores, três médicos, três enfermeiros, nove técnicos de enfermagem, dois profissionais de serviços gerais, dois seguranças desarmados, estagiários e motoristas, contanto, ainda, com o suporte do Samu.

O Samu contará com duas ambulâncias, sendo uma unidade de suporte avançado e uma unidade de suporte básico. Sua equipe será formada por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e dois condutores.

Assistência Social
A Secretaria Municipal da Assistência Social atuará com cerca de 30 profissionais entre equipe de apoio do Camarote da Acessibilidade, técnicos do Serviço Especializado de Abordagem Social, Conselho Tutelar e equipe de atendimento à mulher com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cram).

O Camarote da Acessibilidade é adaptado às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e à Lei Brasileira de Inclusão (LBI), com capacidade para 80 pessoas por noite, entre 40 PcDs e 40 acompanhantes. Para acessá-lo, basta se dirigir ao espaço e apresentar documento que comprove a deficiência. O Camarote conta com rampa de acesso, piso tátil de alerta, cadeiras, dois banheiros exclusivos e adaptados, além de guarda municipal disponível nas duas noites de evento, garantindo a segurança dos usuários.

Outra ação importante da Assistência será a Abordagem Social. A cada noite, cinco profissionais atuarão na identificação de violações de direitos humanos, notificações e encaminhamentos para toda rede de proteção. Entre as principais violações que podem ser identificadas estão trabalho infantil, negligência, violência contra a mulher, racismo, racismo religioso e LGBTQIfobia. Para denúncias, encaminhamentos dos órgãos de segurança e saúde, e demais orientações durante o evento, a Abordagem Social disponibiliza o telefone (79) 98102-5822.

O Conselho Tutelar atuará com seis conselheiros por noite, sendo um conselheiro por distrito, na defesa dos direitos de crianças e adolescentes no evento. As principais violações identificadas e combatidas serão exploração do trabalho infantil e negligência.

Já o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cram) estará com quatro profissionais por noite, atuando em parceria com a Patrulha Maria da Penha, promovendo a conscientização de enfrentamento à violência contra a mulher com a campanha “Não é Não”, bem como realizando acolhimento e encaminhamentos necessários caso haja registros de violência contra a mulher no entorno da festa.

Defesa Civil
A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) tem atuado no acompanhamento de montagem das estruturas, através da Defesa Civil de Aracaju. Para garantir a segurança do público e dos artistas, durante todo o período de montagem, foi feita a inspeção da qualidade dos materiais empregados, acompanhamento e recolhimento da documentação necessária, como também será feito o monitoramento durante a programação.

O cronograma de execução é monitorado para assegurar o respeito aos prazos, assim como é verificado o comprimento dos aspectos previstos no projeto apresentado. São recolhidas as Anotações e Termos de Responsabilidade Técnica (ARTs) de montagem e desmontagem de palco e da parte elétrica. Também é solicitado o termo de testes de carga. Para garantir a estabilidade das estruturas, em relação aos ventos que incidem no litoral, são empregados estaiamentos reforçados, com manilhas, caixas d’agua e cabos de aço.

Guarda Municipal

A Semdec também promoveu o alinhamento de ações integradas entre os órgãos do Governo de Sergipe e da Prefeitura de Aracaju, para a realização do trabalho conjunto e coordenado, ao longo da festa. A segurança do evento será garantida pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Polícia Militar de Sergipe (PM/SE), a Polícia Civil do Estado (PC/SE) e Corpo de Bombeiros Militares de Sergipe (CBM/SE).

Serão empregados recursos de videomonitoramento, com câmeras dispostas em pontos estratégicos do evento e tecnologia de reconhecimento facial. Também serão utilizados drones para suporte ao monitoramento. As imagens serão acompanhadas em tempo real pelos órgãos envolvidos, que terão um grupo de trabalho em atuação durante a programação. Para esse trabalho, será instalado um Centro de Monitoramento na praça de eventos, assim como será empregada a base móvel de videomonitoramento da GMA para suporte à ação.

Haverá revista nos portões de acesso à festa, associada aos recursos de monitoramento por câmeras e reconhecimento facial. O aparato da GMA será composto por um efetivo de 250 guardiões por noite, dispostos em patrulhas itinerantes e em pontos fixos estratégicos, com viaturas, além de serem empregados cães farejadores, motopatrulhamento, monitoramento aéreo, plataformas elevadas de observação e demais equipamentos.
Para reforçar a segurança, também atuarão 186 seguranças desarmados, sendo empregados 93 por noite; e bombeiros civis, sendo 42 por noite.

SMTT
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju planejou uma operação para garantir a fluidez do trânsito e a segurança viária durante os dois dias de evento, nos mercados centrais. O estacionamento da praça de eventos Hilton Lopes será isolado na madrugada do sábado, 16, para a montagem dos ambulantes. Já os bloqueios das vias começam às 13h. O trânsito na rua Antipas Costa e nas vias laterais aos mercados e aos estacionamentos será bloqueado. A avenida Otoniel Dória, sentido Sul (praias), ficará em meia pista, a partir das 13h. A circulação de veículos voltará ao normal na região após o encerramento do primeiro dia de evento.

No domingo, 17, o trânsito na região dos mercados centrais volta a ser bloqueado, às 13h, assim como a circulação de veículos na avenida Otoniel Dória, que ficará em meia pista, no sentido Sul. O trânsito será desbloqueado ao final do segundo dia do evento. Agentes da SMTT estarão nos pontos de bloqueios no sábado e domingo para organizar o trânsito na região e orientar os condutores.

Um ponto de táxi será montado na rua Antônio Cabral, próximo à avenida Coelho e Campos. O trânsito de veículos nesta rua estará liberado. Já o Terminal de Integração do Mercado funcionará normalmente até meia-noite, retomando a operação às 4h. E para facilitar a volta para casa do público que vai ao evento, nos dois dias, após à meia-noite, as linhas do Corujão iniciarão a operação na avenida Otoniel Dória.

São elas:

1003 - Corujão - Sentido: Bairro Bugio / Bairro Atalaia
1002 - Corujão 02 - Sentido: Cj. F. Collor / Centro / B. Atalaia
1001 - Corujão - Sentido: Conj. Eduardo Gomes / Centro / Bairro Atalaia.