Aracaju 169 anos: Assistência Social e Semdec vistoriam o Camarote da Acessibilidade

Assistência Social e Cidadania
14/03/2024 12h11

No próximo fim de semana, a Prefeitura de Aracaju promoverá diversas atividades e ações em comemoração aos 169 anos da capital, entre elas shows comemorativos na praça de eventos Hilton Lopes, entre os mercados centrais. Com o objetivo de promover a inclusão durante a festa, que conta com ato evangélico no sábado, 16, e shows de João Ventura, Iza e Belo no domingo, 17, a Secretaria Municipal da Assistência Social gerenciará o Camarote da Acessibilidade.

O espaço exclusivo para pessoas com deficiência (PcD) ou mobilidade reduzida é adaptado às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e à Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e conta com rampa de acesso, piso tátil, cadeiras, guarda corpo e banheiros adaptados e exclusivos. Sua capacidade é para 80 pessoas, sendo 40 PcD e 40 acompanhantes.

Na manhã dessa quinta-feira, 14, com participação da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), bem como de uma pessoa cadeirante, foi realizada a vistoria técnica do espaço, verificando inclinação da rampa, piso para circulação, bem como o espaço adequado para os banheiros com o objetivo de que haja espaço suficiente para o giro da cadeira.

“A Prefeitura de Aracaju, sempre preocupada com a acessibilidade das pessoas com deficiência, promove os Camarotes de Acessibilidade cada vez mais inclusivos. E aqui, no aniversário da cidade, não seria diferente. Nós já fizemos a rampa, toda a acessibilidade está pronta, nós trouxemos um cadeirante para verificar se existem alguns pontos de correção que possivelmente possamos fazer. Já vamos providenciar o ponto que ele indicou para que a gente entregue essa acessibilidade completa para todas as pessoas com deficiência virem também curtir o aniversário da cidade com total segurança”, pontua o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado.

A coordenadora de Políticas para Pessoa com Deficiência da Assistência Social, Natália Vasconcelos, afirma que o camarote se encontra no mesmo espaço em que acontece o Forró Caju e, assim como na festa junina, deverá ser um sucesso, pela sua facilidade de acesso e pela boa visibilidade que proporciona dos palcos principais.

“São dois palcos, então a gente está com uma visibilidade maravilhosa, que foi de sucesso absoluto no Forró Caju, então eu tenho certeza que agora nas festividades em comemoração ao aniversário da cidade, vamos ter também uma adesão muito boa. A gente está com a expectativa muito alta, todos os eventos da Prefeitura com esse camarote da acessibilidade, que é marca registrada dos nossos eventos, e é realmente um espaço exclusivo para que as pessoas tenham maior autonomia, um acesso bem tranquilo à festa e possam aproveitar da melhor forma”, diz a coordenadora.

Natália ressalta ainda que a vistoria é uma forma de identificar e corrigir com antecedência possíveis falhas, com o objetivo de proporcionar maior segurança às pessoas que utilizarem o espaço.

“A gente faz essa vistoria para que tudo no dia esteja da melhor forma possível para atender a todos. Então, a gente traz uma pessoa na cadeira de rodas para ver a questão da rampa, do acesso, se a pessoa consegue ter autonomia para subir sozinha no camarote. Apesar de que a gente sempre tem pessoas aqui para ajudar, para o que precisar”, completa.

Para o cadeirante Antônio Ricardo Santos, que está sempre presente nas vistorias realizadas pela Secretaria Municipal da Assistência Social, Semdec e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), o camarote está pronto para receber as pessoas na comemoração dos 169 anos de Aracaju.

“O acesso está ótimo, a visibilidade também e o palco, pra mim, está ok. Está aprovado, como pessoa com deficiência posso dizer isso. Para aquele PcD que gosta de festa, está ok, o importante é se divertir e viver. O piso não é derrapante, a rampa está ok para subir, quem precisar de ajuda vai ter pessoas para trazer, quem não quiser ajuda e tem força pode subir tranquilo”, comprovou.