Prefeitura realiza ações alusivas ao mês da mulher para mães do programa Criança Feliz

Assistência Social e Cidadania
14/03/2024 17h23

Na tarde desta quinta-feira, 14, a Prefeitura de Aracaju, através do Programa Criança Feliz (PCF), gerenciado pela Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou uma ação alusiva ao mês da mulher, em parceria com voluntários do curso de Técnico de Enfermagem da Escola Santa Bárbara. O evento contou com palestras que abordaram as temáticas “autoestima” e “saúde da mulher”, além de ações de prevenção, tais quais aferição de pressão e glicemia, e a participação de uma massoterapeuta.

A secretária adjunta da Assistência Social, Selma França, explica a relevância de ações como essa para fortalecer a saúde da mulher, sobretudo das assistidas pelo PCF. “É uma forma de maior socialização, a convivência, a troca de conhecimentos entre uma e outra, enquanto escutam a palestra com bastante atenção, é muito gratificante vê-las assim, voltadas para o evento, com interesse. A massagem é para que elas também tenham um momento e sintam que a mulher também merece esse momento pra ela, e enquanto as mães estão aproveitando esse momento, as nossas estagiárias ficam encarregadas de brincar com os pequenos”, explica, França.

“Na palestra sobre autoestima”eu vim falar um pouco sobre a importância delas se cuidarem, o carinho, o afeto e o amor. A mensagem de hoje foi essa, se cuidar, se amar e ter uma autoestima positiva. Foi muito bom porque elas interagiram, elas perceberam a importância, e eu percebi o quanto elas viram que é possível, que não é algo que é inalcançável. Com pequenos detalhes, pequenas atitudes de autocuidado, elas podem se amar cada vez mais”, descreveu a palestrante Niliane Aguiar, doutora da área de Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

A massoterapia se mostra complementar no processo da saúde da mulher, pois alinha o bem-estar físico e mental. Durante o evento, as massagens foram aplicadas pela massoterapeuta e esteticista Joselúcia dos Santos. “Muita gente ainda vê a massoterapia como algo distante, mas se trata de um serviço que traz vários benefícios. O próprio toque na pele já é um carinho, já é um aconchego que você traz para aquela pessoa que está recebendo, além de também atuar  tanto na questão emocional, como física”, diz.

Assistida pelo PCF há três anos, a auxiliar de lavanderia Lucimara Silva Santos, que tem cinco filhos, dos quais quatro passaram pelo programa, reconhece a importância do evento não só para as mulheres, mas em especial, às que são mães. “É muito importante porque a gente tem muita dúvida sobre a nossa saúde, e o Programa Criança Feliz, desde quando o meu filho entrou, está sendo muito bom. Com a palestra aprendi que temos que nos cuidar bastante, não só hoje, mas sempre, eu acho muito interessante porque assim como eu, tem outras mães e outras pessoas que também têm dúvida e não sabem sobre muita coisa”, conta.

Jéssica dos Santos, mãe de Benjamin Cavalcante, um dos filhos que atualmente é assistido pelo programa, acredita que “nem todo mundo tem essa oportunidade de ter poder participar de um debate, de tirar dúvidas e descobrir coisas que não sabiam, e que são em prol da própria saúde”.

“Muitas mulheres se sentem inseguras hoje em dia e não entendem o que seria isso, autoestima, ainda bem que ela veio e abordou vários temas, agora eu me sinto fortalecida e realizada, mais confiante, com minha autoestima mais elevada. A questão da saúde também, a gente saber o que é o conceito de útero, a gente saber o que é o conceito de mama, muita gente não entende. Fazer o autoexame, que a gente tem que entender que não tem que ter vergonha disso, além de claro, fazer o exame de toque, que para muita gente é constrangedor”, complementa Jéssica.

Sobre o Programa

O programa do Governo Federal, gerenciado em Aracaju pela Assistência Social, atende cerca de 100 crianças de 0 a 6 anos do bairro Santa Maria. O objetivo é fortalecer os vínculos familiares e estimular o desenvolvimento integral da criança.