39ª Corrida Cidade de Aracaju garante inclusão e acessibilidade aos participantes

Juventude e Esporte
15/03/2024 16h40

A 39ª Corrida Cidade de Aracaju é um exemplo do compromisso da gestão municipal com o povo aracajuano. A edição deste ano traz como um de seus principais lemas a necessidade de incluir todos os públicos na maior corrida de rua do Norte/Nordeste. Com taxas de inscrição acessíveis, na faixa de R$ 20,00 a R$ 40,00, além de isenções, e ampliação de dois novos percursos para pessoas com deficiência (PcD), a competição se torna uma das mais democráticas do país.

Realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), o evento, que conta com a participação de nove mil atletas, foi pensado com o objetivo de atrair diferentes públicos e gerar o maior conforto e satisfação possível para os atletas.

Nesse sentido, este ano foram atendidos os pedidos de inclusão dos percursos de 10km e 24km para PcD. Com isso, nessas quilometragens, eles correrão na categoria geral, específica desse grupo, no masculino e no feminino. Já os competidores dos 5km serão divididos nas sete seguintes modalidades: intelectual leve, auditivo, físico membros superiores amputados e não amputados, físico membros inferiores não amputados, físico membros inferiores cadeirante, visual perda total (cego) e baixa visão.

O secretário municipal da Juventude e do Esporte, Sérgio Thiessen, destaca a importância de organizar a corrida de modo plural e acessível, a fim de garantir inclusão no maior evento esportivo do estado. “A Corrida Cidade de Aracaju carrega esse lema de ser democrática, acessível, em termos de valores de inscrição, em termos de atenção à participação de um público de faixa etária variada e que, parte deles, diante de critérios bem estabelecidos, também tenham possibilidade de isenção. Quem faz essa corrida ser linda e tão tradicional é o público participante, por isso devemos cada vez mais atraí-los e incluí-los”, diz.

Ele ainda ressalta, de forma específica, sobre o impacto positivo na participação de pessoas com deficiência com a mudança em alguns pontos da competição neste ano. “Em comparação ao ano passado, nós percebemos um acréscimo de 20% no número de participação de pessoas com deficiência. A Prefeitura está sempre atenta às demandas da população e esse pedido de ampliação dos percursos foi atendido. Costumo dizer que o poder público precisa promover um tratamento diferenciado para aqueles que precisam, como é o caso dos PcD, dos idosos, das crianças, dos vulneráveis. Então, a gente fica muito feliz com esses avanços e tenho certeza que toda a população, não somente as pessoas com deficiência, entendem e parabenizam nossas ações”, afirma o gestor.

Em 2024, a Corrida Cidade de Aracaju manteve a isenção da taxa de inscrição para pessoas com deficiência, atletas acima de 60 anos e corredores da categoria juvenil e servidores públicos municipais, como meio de oferecer maior acessibilidade aos participantes que se preparam intensamente para este momento.

Gilmar Santana, de 43 anos, que é deficiente auditivo, participa da Corrida Cidade de Aracaju há três anos e, nas duas últimas edições, foi pódio na modalidade PcD, correndo no percurso de 5 Km. Este ano, competindo pelos 24km, o atleta destaca a iniciativa da Prefeitura de Aracaju, junto a Sejesp, de ampliar os percursos para as pessoas com deficiência.

“Essa reivindicação para os percursos de 10 e 24km era nossa [PcD] e, graças a Deus, o prefeito Edvaldo Nogueira foi muito compreensivo e atendeu ao nosso pedido. É um novo desafio para quem já participou de outras categorias da corrida”, disse.

A corrida de rua entrou na vida de Gilmar como uma forma de superar o luto. Em 2018, após a perda do pai, o auxiliar de governança teve um quadro de depressão, mas encontrou na modalidade um alívio para enfrentar uma fase tão difícil em sua vida.

“Pra mim, a corrida de rua foi essencial na minha vida, me ajudou a superar diversos momentos difíceis como esse. Ela é importante não só para saúde física, para estética, mas também para a nossa saúde mental, porque é uma forma de ajudar na organização dos nossos pensamentos ", ressaltou o competidor.

Para Lenaldo Gouveia, de 72 anos, a corrida de rua foi essencial para a melhoria da sua saúde. Ele, que corre há 40 anos, conta que guarda com carinho as medalhas que ganhou nas mais de 20 edições em que participou da Corrida Cidade de Aracaju.

“Já fiz mais de 20 vezes essa corrida. Tenho todas as medalhas comigo. Pela minha idade, considero sempre um desafio, mas, ao mesmo tempo, uma  motivação para participar dessa competição. E a medida de colocar mais vagas, ainda mais para esse leque de público que necessita de cuidado espacial, é excelente”, disse o atleta, que correrá no percurso de 24km.

A Corrida Cidade de Aracaju terá em sua estrutura: 12 pontos de hidratação e chuveirão durante o percurso para amenizar o calor; kit de lanche para reposição nutricional dos atletas; e mais de 30 ônibus para translado dos corredores aos pontos de largada. Além disso, posto médico montado na linha de chegada; guarda-volume; 15 ambulâncias e duas motolâncias à disposição para prestarem atendimento aos participantes. Todo esse aparato busca garantir o conforto dos atletas, que disputarão a maior corrida de rua do Norte e do Nordeste.