Construção e reforma de 13 escolas possibilitará mais de quatro mil novas vagas na rede municipal

Obras e Urbanização
18/03/2024 08h52

O investimento histórico que está sendo empregado pela Prefeitura de Aracaju na área da educação vai garantir estrutura de ponta, aumento na oferta de vagas, melhoria na aprendizagem e melhores condições de trabalho para as equipes pedagógicas de 13 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei) e Fundamental (Emef). O montante aplicado pela gestão municipal supera a ordem dos R$ 80 milhões, oriundos do Tesouro Municipal, que irá proporcionar mais de 4 mil novas vagas ofertadas, sendo 2.153 em educação infantil e mais 2.100 em ensino fundamental na rede pública municipal.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca a importância das revitalizações de escolas e o benefício social dessas obras. “Essas unidades de ensino necessitavam não somente de melhoria na parte estrutural, mas também de um aumento na quantidade de vagas ofertadas, o que só seria possível através de um profundo processo de ampliação das dependências físicas. Os prédios foram concebidos por projetos que preveem estrutura altamente qualificada. Algumas passarão de um para dois pavimentos, terão laboratórios, muito mais salas de aula e espaços propícios para ampliação de recursos tecnológicos e, consequentemente, das possibilidades de aprendizagem. É um orgulho muito grande participar desse processo, que vai assegurar que mais crianças estejam dentro da escola e mais mães tenham condições de trabalhar e deixar seus filhos na creche. Ainda há mais uma escola para ter a reforma iniciada em breve, que é a Emef Major João Teles, no bairro Cidade Nova”, comenta.

O processo contempla a reforma e ampliação das seguintes Emeis: Áurea Melo Zamor e Júlio Prado Vasconcelos (São Conrado), Maria Givalda Santos (Soledade), Neuzice Barreto (Getúlio Vargas), Comunidade Mangabeiras (17 de Março), Nunes Mendonça (Atalaia). Há, ainda, a construção da nova sede da Monsenhor João Moreira Lima (Lamarão).

Já as Emefs contempladas são: José Antônio da Costa Melo (Getúlio Vargas), Florentino Menezes (Areia Branca), 17 de Março (17 de Março), José Conrado de Araújo (São Conrado), Alcebíades Melo Vilas-Boas (Bairro Industrial) e Olga Benário (Santos Dumont).