Prefeito Edvaldo participa de entrega de título de cidadão aracajuano a Julio Filgueira

Agência Aracaju de Notícias
18/03/2024 20h34

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, nesta segunda-feira, 18, da solenidade que concedeu o Título de Cidadania Aracajuana para o publicitário e atual secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Inovação do Governo de Sergipe, Julio Filgueira. A titulação foi concedida através de um Projeto de Lei de autoria do vereador Antônio Bittencourt. Natural de São Paulo, Julio passou a residir na capital sergipana em 2016, para integrar a equipe de Edvaldo, na gestão de Aracaju, como coordenador do Planejamento Estratégico da Prefeitura. 

“Para mim, é motivo de grande alegria acompanhar este momento. Primeiro porque Julio é um grande amigo, um companheiro de lutas pela liberdade e democracia. Nos conhecemos em 1988, construímos uma trajetória juntos e sempre pude ver em Julio alguém que trata dos seus objetivos e projetos com dignidade e ética. Segundo porque, foi a partir da sua expertise, do seu talento enquanto profissional, que iniciamos um projeto de reconstrução da nossa cidade. Quando retornei à Prefeitura de Aracaju, lhe fiz um convite para fazer parte da equipe, e juntos, elaboramos o Planejamento Estratégico, instrumento balizador que nos permitiu alcançar a transformação que vemos hoje na cidade e que trouxe progresso e qualidade de vida para a população. Portanto é um orgulho para todos ter esse cidadão aracajuano, um filho pródigo, que já deu uma bela contribuição à capital e que hoje se torna seu filho por reconhecimento”, destacou o prefeito.

Também presente na cerimônia, o governador Fábio Mitidieri enfatizou a importância do reconhecimento dado pela Casa Legislativa de Aracaju ao conceder o título ao novo cidadão aracajuano. “É muito importante prestigiar uma honraria como essa. Júlio Filgueira é um grande profissional que tem contribuído muito com a nossa cidade e com Sergipe. Esse reconhecimento que a Câmara faz é mais do que merecido para um técnico que tem dedicado boa parte da sua vida, nos últimos anos, ao desenvolvimento de Aracaju”, afirmou. 

Para o homenageado, a honraria é uma retribuição da Casa, que representa o povo, a todos os serviços que ele já prestou para a cidade. “É uma grande honra poder me dirigir a esse povo tão acolhedor como conterrâneos. Cheguei em Aracaju em 2016 e tive a honra de passar a contribuir, um ano depois, com o Planejamento Estratégico de Aracaju, na gestão do prefeito Edvaldo. A cidade me acolheu e eu pude devolver um pouco de todo esse afeto, de todo esse acolhimento, com o meu trabalho, com a minha energia e minha dedicação. O vereador Bittencourt me deu essa honra e eu recebo como um presente do povo de Aracaju, desta Casa que representa toda a população. É uma grande satisfação saber que a minha atuação profissional e contribuição tornou melhor a vida de tantos aracajuanos, mais digna e mais justa”, disse. 

Autor do projeto de lei que concedeu a honraria, o vereador Antônio Bittencourt pontuou que o Título de Cidadania Aracajuana é o mais importante reconhecimento entregue pela Casa. “Esse título é, sobretudo, um reconhecimento a Julio, que tem dado uma contribuição enorme para a cidade de Aracaju. Ele atua em uma área técnica, que é muito complexa, mas Julio tem uma característica que é fundamental para o serviço público, que é o senso de humanidade. O título é o mais importante reconhecimento que essa Câmara pode prestar a alguém. Ao mesmo tempo, nos sentimos, também, homenageados pela possibilidade de tê-lo formalmente como nosso concidadão. Fico muito feliz de ter sido o parlamentar que trouxe esse projeto e que teve votação unânime da Casa”, pontuou. 

O novo cidadão 
Julio Cesar Monzú Figueira é publicitário, consultor em Planejamento e Monitoramento Estratégico, nascido em São Paulo/SP. Profissionalmente, atuou, nos últimos 30 anos, com a implantação de sistemas de planejamento e de administração estratégica. Atuou por nove anos consecutivos como gestor público, tendo ocupado cargos e funções de destaque em administrações municipais de São Paulo, Guarulhos e no Governo Federal. 

Em 2017, passou a coordenar o Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju. No Governo do Estado, foi Consultor Especial de Gestão Estratégica, da Secretaria de Estado da Casa Civil e, em janeiro deste ano, assumiu a Secretaria do Planejamento, Orçamento e Inovação do Governo de Sergipe. Ao longo da sua trajetória também atuou como consultor e coordenador de diversas campanhas eleitorais, notadamente nas áreas de planejamento estratégico e elaboração de programas de governo.