Aracaju 169 anos: eficiência em limpeza e organização colocam a capital em destaque nacional

Agência Aracaju de Notícias
21/03/2024 10h00

É comum, em diários de viagens, turistas brasileiros elogiarem a limpeza, a arborização e a organização de cidades pelas quais visitam mundo afora. Essas características, observadas em países ditos desenvolvidos, decerto encantam os viajantes. Mas não precisa atravessar o Atlântico para sentir-se afagado por uma cidade agradável, aconchegante e organizada. Aracaju, que completou 169 anos este mês, entrou em um novo patamar desenvolvimentista e tem conquistado avanços significativos que a colocam em lugar de destaque a nível nacional. A cada dia, a capital sergipana vem ganhando elogios calorosos não apenas de turistas, mas de seus moradores, os quais são a razão do trabalho da administração municipal.

Hoje, a capital sergipana testemunha os resultados do trabalho realizado pela Prefeitura de Aracaju, sob a coordenação do prefeito Edvaldo Nogueira, e vivencia um franco desenvolvimento, sendo, inclusive, uma referência em limpeza e organização, reafirmando seu compromisso com o bem-estar dos cidadãos e o cuidado com o meio ambiente, fruto de planejamento e um esforço multidisciplinar, que envolve ações de coleta seletiva, educação ambiental e um meticuloso cronograma de manutenção e paisagismo nas áreas verdes.

Os dados do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), comprovam essa assertiva. Segundo a pesquisa, Sergipe destaca-se como um dos estados com melhor cobertura na coleta de resíduos sólidos, liderando na região Nordeste. Aracaju, por sua vez, alcança a impressionante marca de 99,62% dos domicílios com acesso ao serviço de coleta, representando um avanço de 0,59 ponto percentual em relação ao Censo anterior, divulgado em 2010, sendo uma das cidades mais limpas do Nordeste.

O presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Bruno Moraes, atribui esse progresso a uma série de iniciativas da gestão, incluindo reuniões comunitárias, ações educativas, reestruturação de rotas e o constante acompanhamento dos veículos de coleta por meio de tecnologia avançada.

“Todo avanço se deve a um conjunto de iniciativas da gestão, a exemplo de reuniões com as comunidades em ações educativas, ressetorização e roteirização, a partir do acompanhamento detalhado do roteiro dos caminhões compactadores. Aliado a isso, temos outros serviços como o Cata-treco, PEV’s [Ponto de Entrega Voluntária], além da implementação dos ecopontos que permitem a população fazer a destinação correta de seus resíduos”, lembra o presidente.

Monitoramento

A ampliação do sistema de monitoramento dos caminhões compactadores, que atendem mais de 98% dos domicílios na capital, é um exemplo concreto desse esforço da gestão municipal.

Por meio de um software que permite o acompanhamento em tempo real das rotas definidas, desde a saída da garagem para o trecho até a descarga na estação de transbordo em Nossa Senhora do Socorro e o retorno para a rota, a Emsurb garante a eficiência e a agilidade na prestação do serviço.

“A Emsurb ampliou em 2023 o sistema de controle e gerenciamento dos caminhões por meio de melhorias na metodologia utilizada desde 2018. Desse modo, a partir de um software, a empresa acompanha, em tempo real, por meio de satélites, as rotas definidas para cada setor atendido e regulariza com rapidez o serviço, caso haja alguma intercorrência. Esse procedimento é efetuado pela Diretoria de Operações (Dirop) que também disponibiliza servidores para o acompanhamento dos roteiros”, conta Moraes.

Coleta, Cata-treco e varrição

Além da coleta domiciliar de lixo, que é iniciada pela manhã, e só encerra quando o último bairro é recolhido, e envolve diariamente uma frota de 30 caminhões compactadores circulando em todas as regiões, a qual abrange mais de 99,62% dos domicílios na cidade, a Emsurb também promove ações de varrição, realizadas todos os dias por cerca de 90 agentes em diferentes pontos da cidade. Em 2023, foram coletadas, em média, 204 mil toneladas de lixo.

“Diariamente temos até 30 caminhões coletores circulando pelos bairros, numa operação que resulta no recolhimento de uma média de 17 mil toneladas mensais. Então, caso haja alguma intercorrência, como acidentes, quebra de veículos, ou a coleta deixar de ser feita, temos condições de fazer uma intervenção com um tempo de resposta curto, através dos nossos fiscais in loco, regularizando de maneira mais ágil o serviço. Assim, conseguimos manter o padrão de qualidade na prestação do serviço que hoje está entre os mais bem avaliados da gestão”, ressaltou o presidente.

De janeiro a dezembro de 2023, com a ressetorização do serviço implementada nesta gestão, foram recolhidas, segundo a Emsurb, 280 toneladas de objetos recicláveis, por meio das 1.831 solicitações registradas para o serviço de Cata-treco, sendo 600 via ouvidoria e o restante pelos canais de comunicação da Prefeitura. Juntamente com o programa Cata-treco, a gestão municipal mantém o Programa de Entrega Voluntária (PEV), que distribui pela capital mais de 90 caixas estacionárias para o despejo do lixo reciclável pelos moradores. O objetivo, frisa Moraes, é “facilitar esse tipo de coleta para os aracajuanos que fazem a separação do seu lixo e quer dar uma destinação correta ao seu resíduo que pode ser reaproveitado pelas cooperativas de recicláveis".

Cooperação entre secretarias

A cooperação entre diferentes secretarias municipais, destaca Bruno Moraes, é fundamental nesse processo, garantindo uma abordagem integrada e eficaz no combate, por exemplo, às arboviroses. Ações como a limpeza de terrenos baldios, o descarte correto de resíduos e o monitoramento de áreas propensas à infestação do mosquito Aedes aegypti demonstram o compromisso conjunto das autoridades em proteger a população.

“O planejamento acontece em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que identifica e aponta os locais onde precisam ocorrer os mutirões de limpeza, durante todos os finais de semana, bem como em relação a casas abandonadas, acumuladores, ou até mesmo terrenos onde fosse identificado o foco de qualquer indício do mosquito da dengue. Temos também a Semdec, que dialoga também com a SMS e, com o auxílio de drones, nos dão suporte com imagens aéreas do que não conseguimos identificar no solo”, observa Moraes.

Por fim, reitera Bruno, o sucesso de Aracaju na gestão de resíduos sólidos e na promoção da limpeza urbana reflete não apenas o empenho das instituições públicas, mas também o engajamento e a conscientização da comunidade em relação à preservação do meio ambiente e à promoção da saúde pública, fazendo de Aracaju uma cidade agradável e lembrada por turistas como uma cidade desenvolvida e legal para se viver.