Aracaju 169 anos: bairro modelo, 17 de março é referência em planejamento urbano

Agência Aracaju de Notícias
19/03/2024 14h38

Dentre os motivos que a população aracajuana tem para comemorar os 169 anos de Aracaju está o desenvolvimento do bairro 17 de Março. Criado em 2010, o bairro leva em seu nome a data do aniversário de fundação da capital sergipana e, desde a sua origem, foi pensado para dar mais dignidade de moradia às famílias que viviam em situação de vulnerabilidade social na região. Consolidado como um bairro modelo, o 17 de Março é referência em planejamento urbano e conta com infraestrutura completa para oferta qualificada de serviços públicos essenciais à população. Para isso, a Prefeitura de Aracaju investiu na realização de diversas obras estruturantes que transformaram o bairro e garantiram mais qualidade de vida à comunidade local.

Projetado pela gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, no período de 2009 a 2012, o bairro foi estruturado para oferecer a seus moradores, além de moradia digna, qualidade de vida. “O 17 de Março foi criado para ser um bairro modelo. Quando nós o planejamos, para colocar as famílias do Morro do Avião, idealizamos um projeto que garantisse a essa parcela da população um novo recomeço. Neste sentido, construímos as casas, implantamos redes de drenagem e esgoto, pavimentamos as ruas, construímos escolas, unidades de saúde, equipamentos de assistência social e lazer. Ou seja, dotamos o bairro de todos os serviços necessários para que as famílias pudessem viver com dignidade", explica o prefeito Edvaldo Nogueira.

Pela quantidade de equipamentos urbanos disponíveis para a população, o 17 de Março é considerado um bairro modelo e é um dos que mais recebeu investimentos da Prefeitura de Aracaju nos últimos anos. Em termos de oferta do ensino público, o bairro já dispõe de três escolas municipais para garantir à comunidade local o acesso à educação básica. São elas a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Souza de Jesus, e a Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Dr. José Calumby Filho, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) em Tempo Integral Jornalista João Oliva Alves, a primeira da rede a ofertar essa modalidade de ensino. Além disso, a gestão municipal deu início à construção de uma nova escola de educação infantil na comunidade Mangabeiras.

A realização das duas obras em conjunto com o Residencial Mangabeiras é significado de um sonho concretizado para Rosivânia dos Santos, líder comunitária do 17 de março. “Só temos que agradecer primeiramente a Deus e ao prefeito Edvaldo Nogueira que pegou essa responsabilidade e está cumprindo com a palavra dele. Eu fiz várias reuniões e sempre dizendo para o pessoal não desistir, porque iria acontecer, e estou muito feliz”, declarou Rosivânia.

Habitação
No que diz respeito à habitação, a Prefeitura de Aracaju está tocando um dos seus maiores empreendimentos justamente no 17 de Março, o Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres. Nesse complexo habitacional estão sendo construídas 1.320 casas,  a partir de um investimento de R$124 milhões, por meio do programa Pró-Moradia, do Governo Federal.

Cerca de mil famílias que residiam na Ocupação Mangabeiras foram realocadas e se tornaram beneficiárias do aluguel social até que as obras do residencial sejam concluídas. O projeto, executado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), vai garantir moradias dignas à população, mas para além disso, também está aliado ao manejo sustentável da mangaba e à preservação da espécie, já que inclui, de maneira inédita em Sergipe, uma Reserva Extrativista para preservação das mangabeiras em uma área maior que a do Parque da Sementeira.

Saúde e bem-estar
De modo a assegurar a saúde e o bem-estar dos moradores do bairro 17 de Março, o município construiu a Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Roberto Paixão e a Maternidade Lourdes Nogueira. Inaugurada em abril do ano passado, a primeira unidade materno-infantil da rede municipal é referência em parto humanizado e além de gestantes e bebês, atende também a população LGBTQIAPN+ e às mulheres vítimas de violência sexual, garantindo suporte, inclusive, emocional.

Também com o intuito de promover o bem-estar dos cidadãos, a Prefeitura equipou o bairro de 17 de Março com dez praças, espaços destinados ao lazer, à prática esportiva e à convivência social entre os moradores. As praças têm proporcionado uma mudança significativa para a população, valorizando o bairro e deixando o local mais atrativo e valorizado.

Além disso, os moradores do bairro 17 de Março têm mais um motivo para comemorar. O prefeito Edvaldo Nogueira autorizou este mês o início da obra de reurbanização da praça Mariana Martins Moura Sousa. Com investimento superior a R$ 2,5 milhões, a recuperação do equipamento integra o trabalho de valorização e expansão de espaços de convivência da cidade, adotados pela Prefeitura de Aracaju, com a finalidade de assegurar à população opções adequadas de lazer gratuito.

“Estar aqui hoje, para anunciar essa ordem de serviço, é uma felicidade dupla: estar no 17 de Março, bairro que foi planejado e construído sob minhas gestões, e saber que a reforma se trata da praça Mariana Martins Moura Sousa, a primeira praça do bairro, que já reuniu milhares de moradores e que faz parte da história de vida de muita gente do 17 de Março. Hoje é dia de comemorar, com mais essa obra que anunciamos no bairro e que vai beneficiar diretamente a população”, destacou o prefeito ao autorizar o início dos serviços.

Moradora do bairro 17 de Março, Edna Maria Melo diz que já está na expectativa para praticar atividade física nos novos equipamentos que serão instalados no local.

“Aqui já está precisando dessa reforma há muito tempo, e agora vai beneficiar a população. A praça para as crianças brincarem, a academia para os idosos se exercitarem, e eu sou um deles. Estou há uns dias sem fazer minhas atividades, mas agora com a praça nova com certeza estarei aqui sempre. Tem outras obras sendo realizada aqui, o prefeito tem sido um gestor exemplar”, considera.

Equipamentos sociais

No bairro 17 de Março, a gestão municipal construiu o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Maria Diná de Menezes, importante equipamento de promoção do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários; e um segundo Cras está em construção no bairro. Recentemente, a Prefeitura de Aracaju entregou para a população local o novo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) do 17 de Março, unidade que que se soma à Casa Lar, inaugurada há cerca de dois meses e que visa consolidar no bairro um polo de acolhimento e assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“O 17 de Março, hoje, é um bairro modelo do qual me orgulho muito. Erguemos o bairro, dotamos de infraestrutura, de escolas, unidades de saúde, praças e outros equipamentos para que as pessoas possam viver com qualidade de vida. Há um ano entregamos a Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, que já realizou mais de três mil partos, e agora estamos construindo o Residencial Irmã Dulce, que logo mais será entregue, além da Reserva Extrativista das Mangabeiras, que é um parque de preservação desse fruto tipicamente sergipano e que tanto incrementa a renda daqueles que vivem de sua colheita”, pontuou o prefeito.