Prefeitura promove atividades em homenagem ao mês da mulher nos Cras Coqueiral e Porto Dantas

Assistência Social e Cidadania
20/03/2024 15h00

Em celebração ao mês da mulher, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Maria José Menezes e Porto D’Antas, localizadas no bairro Coqueiral, unidades da Proteção Social Básica, gerenciadas pela Secretaria Municipal da Assistência Social, promoveram na manhã desta quarta-feira, 20, o evento intitulado “Ser Mulher”, em parceria com as Unidades de Saúde da Família (USF’s) Eunice Barbosa e Porto D’Antas.

A ação, que reuniu as mulheres dos bairros Coqueiral e Porto D’Antas, contou com atividades da Academia da Cidade; aferição de pressão, glicemia e testes rápido; palestras sobre o empoderamento feminino; participação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cram) para falar sobre violência doméstica; além de apresentações da Central Única das Favelas (Cufa) com o Jiu-Jítsu e técnicas de autodefesa; e do grupo de teatro Jaelinas, do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Jael Patrício.

“Convidamos as comunidades para uma ação que conta atividades diferenciadas, como prevenção, autocuidado, autoestima, com o objetivo de proporcionar um momento para que as mulheres, não somente as usuárias dos serviços, como também toda a comunidade do Coqueiral e Porto D’Antas, tenham um cuidado com sua autoestima, com a devida prevenção, oferecendo orientações com diversas ações”, explica a coordenadora do Cras Maria José Menezes, Jane Prejuízo.

Assistente social da USF Eunice Barbosa, Silvia Cardoso destaca que o evento foi planejado pelas equipes da Assistência Social e Saúde, a fim de homenagear as mulheres dos bairros onde ficam localizados os equipamentos. “Esse evento foi planejado com muito carinho, envolvendo as UBSs, as assistentes sociais dos Cras Maria José e Porto D’Antas, em homenagem ao dia da mulher, que iniciamos com a Academia da Cidade, com palestras do Cram, falando sobre violência doméstica, palestra sobre empoderamento feminino, participação da equipe do Caps Jael Patrício de teatro e de dança, falando sobre a superação dos nossos limites, ou seja, uma manhã especial e diferenciada em homenagem a essas mulheres maravilhosas do Coqueiral”, afirma.

Para a doméstica Maria Aparecida da Conceição Lopes, usuária do Cras Maria José, o dia foi muito especial e gratificante. “Esse dia que nós vivemos hoje, até porque é o mês da mulher, estamos aqui fazendo exames, cuidando da saúde. O Cras está aqui para nos receber no momento que a gente precisa, tem atividades, além do acolhimento que eles nos dão todos os dias. O Cras é pra isso, acolher todas as mulheres e todos aqueles que precisam. Agradeço por sermos lembradas neste dia”, conta.