Prefeitura inicia pavimentação asfáltica da rua Jorgeval Francisco dos Santos, na Atalaia

Agência Aracaju de Notícias
20/03/2024 11h34

A Prefeitura de Aracaju iniciou nesta quarta-feira, 20, a obra de pavimentação asfáltica da rua Jorgeval Francisco dos Santos, no bairro Atalaia. O serviço é executado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) com recursos oriundos de emenda parlamentar impositiva indicada pelo vereador Sargento Byron. No total, serão investidos aproximadamente R$89 mil para assegurar a melhora da infraestrutura desta via.

As emendas impositivas são recursos que a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) indica na elaboração do orçamento anual – Lei Orçamentária Anual (LOA) – de autoria do Executivo. Elas foram regulamentadas pelo prefeito Edvaldo Nogueira em abril de 2023.

De acordo com o secretário municipal de Governo, Hallison de Sousa, a administração municipal tem cumprido o seu compromisso junto ao poder Legislativo ao executar as emendas, em uma parceria que contribui para a melhora da qualidade de vida na cidade.

“A Prefeitura está iniciando a obra de pavimentação asfáltica da rua Jorgeval Francisco dos Santos, no bairro Atalaia, através da Emurb e com recursos oriundos de emenda parlamentar do vereador Byron, que ouvindo a comunidade fez a indicação de maneira a melhorar muito a mobilidade na via e também a qualidade de vida da comunidade. Estamos cumprindo o compromisso que tem a gestão em executar as emendas dos vereadores, através da Segov, da Seplog e também da Emurb, trazendo benefícios para a comunidade com esta ação”, afirma.

Responsável pela indicação, Sargento Byron ressalta a importância de atuação próxima aos cidadãos, atendendo às suas reivindicações, e o quanto um trabalho harmônico entre os dois poderes promove um legado positivo.

“A comunidade nos procurou e estamos dando resposta. É uma ação do nosso mandato junto à Prefeitura de Aracaju para trazer qualidade de vida para os moradores do entorno da rua Jorgeval. Essa ação só acontece porque há uma harmonização dos trabalhos da Câmara Municipal de Aracaju e o poder Executivo municipal, pois as emendas impositivas são um instrumento que permitem que o que não estava contemplado no orçamento, a gente possa pontuar e deixar as marcas do trabalho tanto da Câmara quanto da Prefeitura”, diz.   

Moradores celebram iniciativa

Para quem vive na localidade beneficiada a sensação é de cuidado e atenção ao ver suas necessidades serem levadas em consideração. Para Amanda Almeida, 38 anos, moradora do bairro, este serviço é motivo de celebração, uma vez que a melhoria na rua era uma demanda aguardada ansiosamente pela comunidade.

“A gente esperava muito por isso e chegou nosso dia. Estamos muito alegres e satisfeitos, porque nossa rua está sendo asfaltada. Isso mostra que a comunidade está sendo ouvida e bem cuidada”, afirma.

A sua vizinha, Lidiane Matos, 39 anos, que sempre morou na Atalaia, concorda e acrescenta que o projeto resultará em mais comodidade para os residentes, em especial os da terceira idade.

“Eu estou muito satisfeita. É muito bom porque facilita a vida dos idosos caminhar aqui, porque não tem mais buracos e também diminui a poeira nas casas. Estamos muito agradecidos”, ressalta.