Prefeitura reforça importância da vacinação de crianças e adolescentes para evitar meningite

Saúde
20/03/2024 15h20

A meningite é uma condição grave desencadeada por infecções virais ou bacterianas, afetando as meninges, membranas protetoras que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Diante da gravidade da doença, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça a importância da imunização contra a meningite, e destaca a vigilância dos sintomas, bem como a necessidade de tratamento precoce para salvaguardar a saúde pública.

Segundo a referência técnica dos Agravos Imunopreveníveis, Ilziney Simões, a Vigilância Epidemiológica da SMS monitora a situação das meningites infecciosas, virais e bacterianas, a fim de garantir uma intervenção adequada e oportuna.

“A transmissão dos causadores dessas meningites ocorre por vias respiratórias, ou seja, por meio da fala, tosse, espirros. Os sinais e sintomas iniciais não são decisivos para definir o diagnóstico para meningite, mas podem ser indicativos para se ter uma suspeita. Geralmente, ocorre febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, vômitos, irritabilidade, dentre outros. Por isso, orientamos que o usuário procure atendimento médico para uma adequada avaliação e para as devidas providências”, destaca Ilziney.

Em Aracaju, no ano de 2023, foram registrados 19 casos notificados e 14 confirmados. Em 2024, até o momento foram registrados quatro casos notificados, sendo três confirmados e um está sob investigação.

“Por isso a vacinação é uma importante ferramenta de prevenção contra meningites, assim como, também, estarmos vigilantes quanto aos cuidados com nossa saúde, sendo acompanhado por profissionais da saúde preparados para o diagnóstico precoce quando a doença estiver instalada”, complementa a área técnica.

Vacinação

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já vacinou esse ano 14.266 crianças e adolescentes, e segue promovendo ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. No ano de 2023, foram vacinados 13.022 com a BCG, 18.352 com a pentavalente, 11.169 com meningo C, 7.788 com a ACWY, e 12.564 com pneumo 10, totalizando 62.895 pessoas imunizadas.

De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, é importante que as pessoas entendam que, muitas das meningites podem ser prevenidas através das vacinas aplicadas em crianças e adolescentes

“Vacinas salvam vidas, são de rotina e estão disponibilizadas nas Unidades da Saúde da Família. As vacinas contra as meningites são aplicadas a partir dos primeiros dias de vida, a exemplo da BCG; vacina pneumocócica 10-valente (conjugada); vacina meningocócica C (Conjugada); pentavalente; e meningocócica ACWY. Em caso de dúvida, é necessário ir até sua unidade de referência e atualizar a caderneta vacinal das crianças e adolescentes”, explica Larissa.

Ainda segundo a coordenadora, o Ministério da Saúde (MS) definiu que a vacina meningocócica C será administrada em duas doses e outra de reforço, em um esquema vacinal aplicando a primeira dose para as crianças de 3 meses, a segunda dose aos 5 meses e o reforço aos 12 meses de idade.

“Caso a criança ou adolescente com idade entre 11 e 14 anos ainda não tenha sido vacinada, tomará uma dose de reforço da meningocócica ACWY, que é preconizado no calendário de rotina. A vacinação está disponível em todas as 45 USFs, basta levar documento oficial com foto e cartão SUS”, ressalta a coordenadora.