Prefeito Edvaldo participa de sessão especial da Câmara Federal em homenagem a Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
20/03/2024 13h41

O prefeito Edvaldo Nogueira participou da sessão solene, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta quarta-feira, 20, que homenageou Aracaju pelo aniversário de 169 anos. Na tribuna, autoridades do município, deputados federais e ministro de estado discursaram, destacando as belezas da cidade e enfatizando as características únicas dos aracajuanos, bem como mencionaram os avanços sociais do município alcançados ao longo de sua trajetória. A gestão do prefeito Edvaldo recebeu elogios pelo trabalho que vem sendo executado, com foco na população que mais carece de atenção do poder público. 

“Falar de Aracaju é uma felicidade e um orgulho imenso. Nesses 169 anos, nossa capital cresceu e se desenvolveu através do seu povo, que construiu uma das melhores cidades do país e hoje representa 40% do emprego do estado. Tenho a felicidade de ser prefeito pelo quarto mandato e de ter promovido ao longo desse tempo extraordinárias transformações. Foram quatro mandatos de trabalho diuturno para proporcionar aos aracajuanos uma cidade com infraestrutura, mobilidade, educação e saúde de qualidade. Quando retornei como prefeito da cidade, em 2017, a cidade possuía uma dívida de R$ 500 milhões e em oito anos fizemos a maior transformação que uma cidade pode ter, ao investir mais de R$ 1,5 bilhão. Aracaju é esse primor de cidade graças a sua gente que nesses 169 anos transformaram a cidade nesta capital maravilhosa”, destacou Edvaldo, em seu discurso.

Além das transformações proporcionadas em virtude do trabalho realizado, através do Planejamento Estratégico da Prefeitura, o gestor também enfatizou as características únicas do povo aracajuano.

“Aracaju é uma cidade rica em cultura, linda e maravilhosa, banhada pelo rio e pelo mar. Aqui temos um dos menores índices de violência do Brasil, e um dos maiores de desenvolvimento humano. Tudo isso não é fruto apenas do esforço dos prefeitos que passaram por aqui, mas da força do povo, da mão do aracajuano e do sergipano. Além das belezas naturais, culinárias, dialeto, praias e do Rio Sergipe, Aracaju tem um povo maravilhoso, solidário e acolhedor. Foi esse povo que me acolheu, à época um jovem alagoano, e que hoje está no seu quarto mandato de prefeito. Somente um povo extraordinário como o dessa cidade é capaz de fazer tamanha generosidade com alguém”, frisou o prefeito.

O deputado federal Nitinho Vitale, que propôs a sessão solene, destacou os avanços da cidade ao longo dos seus 169 anos e a importância dos trabalhos dos gestores que atuaram em prol da população e do desenvolvimento da capital. Durante seu discurso, falou sobre a gestão de Edvaldo e reconheceu o gestor como uma figura pública que “trabalha pelo povo, pensando no coletivo". O parlamentar pontuou também que o atual prefeito é “um estadista que está zerando a pobreza em Aracaju, deixando durante seu mandato diversas obras estruturantes para a capital”.

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, cumprimentou Edvaldo Nogueira durante seu discurso em homenagem à cidade. Ele considerou o prefeito um amigo pessoal e mencionou a jornada histórica de amizade que os dois mantêm ao longo dos anos. Além disso, o ministro elogiou e parabenizou Edvaldo pela gestão à frente do município.

Presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Ricardo Vasconcelos também prestou suas homenagens à capital sergipana durante a sessão no parlamento. Para ele, a cidade tem se destacado pela sua qualidade de vida e desperta em quem não é aracajuano a vontade de residir nessa cidade “humana e acolhedora, que está na vanguarda do progresso”. Ele reconheceu “a vontade do prefeito de fazer a gestão dar certo, principalmente para beneficiar aqueles que mais precisam do poder público” e destacou que “ainda temos muito a crescer e avançar para que o povo viva em condições ainda melhores”.

Também subiu à tribuna a deputada federal Katarina Feitoza, que já foi vice-prefeita da atual gestão. Entre as homenagens prestadas à capital, a parlamentar enfatizou o orgulho que sente por ter sido vice na atual gestão do prefeito. Segundo ela, “essa foi uma das experiências mais incríveis da vida, onde pude crescer como ser humano e aprender a enxergar o olhar que Edvaldo tem com o povo aracajuano”. Ela agradeceu por toda generosidade do gestor com ela e com o povo aracajuano.

Também estiveram presentes na sessão solene a Secretária Nacional de Renda de Cidadania, Eliane Aquino; o Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos, Valadares Filho; o senador Alessandro Vieira; os deputados federais Gustinho Ribeiro, Thiago de Joaldo, Yandra Moura, João Daniel e Ícaro de Valmir; o deputado estadual Marcelo Sobral; a secretária municipal da Assistência Social, Simone Santana; o vereador de Aracaju, Camilo Daniel e o ex-deputado federal Heleno Silva.