Aracaju 169 anos: obras de infraestrutura transformam a vida dos moradores do Japãozinho

Agência Aracaju de Notícias
20/03/2024 14h51

Aracaju completou 169 anos no último dia 17 de março. A pequena notável, nos últimos sete anos, vem passando por uma evidente transformação em diversas áreas, possibilitada por ações estratégicas da Prefeitura de Aracaju, a qual tem se debruçado para dar dignidade e qualidade de vida à população. 

Com foco especial nas comunidades mais carentes, que precisam de atenção redobrada da gestão pública, a Prefeitura intensifica ações e faz história, principalmente quando o assunto é obra de infraestrutura básica, uma vertente que vem semeando largos sorrisos, como o da aposentada Maria Lêda dos Santos, de 73 anos, moradora do bairro Japãozinho, na zona Norte, localidade que vem recebendo investimentos robustos e que são verdadeiros presentes da gestão municipal para a população.

“Moro aqui há mais ou menos 50 anos, e eu me lembro muito bem como eram as coisas. Ruas com muitos buracos, nem sei se era possível chamar de rua. A gente vivia abandonado. Aqui não existia, a gente não existia. Aí, o tempo foi passando, a comunidade crescendo e estamos vendo agora essas melhorias, como asfalto na rua de casa, aliás, pelo bairro todo. Espero que, no futuro, tudo continue assim, porque é bom para os moradores”, afirma, com sorriso no rosto, dona Maria Lêda.

Obras estruturantes

Com investimento de aproximadamente R$ 20 milhões, diversas melhorias foram e ainda estão sendo realizadas pela Prefeitura de Aracaju na localidade, que antes tinha problemas históricos de infraestrutura básica. Hoje, o bairro Japãozinho, do ponto de vista estrutural e social, mudou completamente, e para melhor.

Entre as obras estruturantes, a construção de uma nova avenida, instalações de redes de drenagem e esgoto, pavimentação e reabilitação de 27 vias, implantação de sistema de esgotamento sanitário com estação elevatória, construção de duas bacias de contenção de quatro mil metros quadrados para o manejo das águas pluviais, além da construção de uma escadaria, em virtude das íngremes ladeiras.

“Aqui era um grande sofrimento para todos os moradores. Quando se falava no bairro Japãozinho, ninguém queria saber de entrar aqui. Não passava carro, ambulância, táxi por conta dos buracos, ruas em barro, em péssimo estado. Hoje, ninguém tem o que reclamar, melhorou e muito. Os moradores agradecem por tanta obra boa. A gente vê como presente mesmo”, conta a dona de casa Gilvanete Almeida Soares, de 44 anos.

A irmã de Gilvanete, dona Luzia Almeida Soares, 47, tem a mesma opinião. “Resumindo, aqui não tinha nada e agora ganhamos muitas coisas. É claro que falta uma coisa ou outra, mas não está como era antes. A gente consegue viver bem. Ganhamos até uma praça, a primeira do nosso bairro. Com certeza vou passear nela futuramente”, complementa.

Nova praça

A praça, mencionada por dona Luzia, está sendo construída pela Prefeitura, sob coordenação da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Será a primeira praça da localidade, a qual está sendo erguida entre a rua do Arame e a avenida Antônio Barbosa, prevista para inauguração ainda neste mês, dentro das comemorações alusivas ao aniversário da cidade. O novo espaço visa oferecer mais oportunidades de lazer e interação social para os residentes do Japãozinho.

O novo espaço de convivência ocupará uma área de 3.398,91 m2, contará com pavimentação em concreto, academia de ginástica ao ar livre e parque infantil contendo escorrega, balanços, gangorra, gira-gira, gangorra adaptada e escada de cilindros. Além disso, será executado o paisagismo, a acessibilidade e instalada iluminação em LED. Para construir a nova praça, a Prefeitura de Aracaju investe cifra superior a R$ 854 mil em recursos próprios.

“Quem mora hoje no bairro Japãozinho se sente mais alegre, não vive com medo de pisar em lama, esgoto, medo de ficar na porta. Eu transito por toda essa região a pé, subo e desço ladeira com maior tranquilidade e gosto, porque a gente caminha por ruas asfaltadas, limpas. Eu tenho orgulho de morar aqui e sei que todos os moradores também estão muito satisfeitos. A reforma do Japãozinho é um grande presente da Prefeitura para nós”, elogia a dona de casa Gleice Kelly de Jesus, 28.