39° Corrida Cidade de Aracaju: edição histórica conta com a participação de atleta queniana

Agência Aracaju de Notícias
23/03/2024 07h00

A Corrida Cidade de Aracaju, realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), além de já ser consolidada como uma das maiores corridas de rua do Norte e do Nordeste, chega a sua 39ª edição fazendo história, com um número recorde de participantes. Entre os nove mil atletas inscritos está a queniana Viola Jelagat Kosgei, de 24 anos, que realizou, nesta sexta-feira, 22, o último treino antes de encarar a competição que celebra o aniversário de 169 anos da capital.

A atleta já participou de diversas competições nacionais, sendo campeã em algumas delas, bem como na Volta Internacional da Pampulha, Corrida São Silvestre e a Meia Maratona do Rio de Janeiro. Neste sábado, 23, ela estará competindo na Corrida Cidade de Aracaju em busca do prêmio dos 24 km, o maior percurso da prova, que simboliza a passagem da antiga capital de Sergipe, São Cristóvão, para Aracaju.

Assim como a atleta queniana, milhares de corredores buscam novos desafios e a Corrida Cidade de Aracaju se destaca justamente por isso. Ter uma atleta como Viola participando desse momento de celebração, mostra a grandiosidade do evento realizado pela gestão municipal.

Viola Kosgei conta que entrou no mundo do atletismo quando era criança, mas foi apenas aos 19 anos que ela começou a competir profissionalmente. “Eu comecei a treinar muito nova e, hoje, meu pace [ritmo médio medido em minutos por quilometragem] é de três minutos por quilômetro. Eu vim para o Brasil em agosto de 2023, que foi quando eu comecei a me interessar pelas corridas aqui do país, e já participei de várias. Estou acostumada a treinar pesado duas vezes na semana e mais leve durante os outros dias. Ainda não conheço o percurso dessa corrida, mas acredito que vai ser um desafio. Estou confiante e estou indo para vencer”, afirma a atleta, com auxílio de um tradutor.

Ainda na tarde de sexta-feira, véspera da Corrida Cidade de Aracaju, Viola fez a retirada do seu kit no ponto montado pela Prefeitura de Aracaju, no shopping Jardins. Na ocasião, a atleta encontrou o prefeito Edvaldo Nogueira, que desejou boa prova para a atleta e para todos os competidores

A corrida

A primeira largada, a do percurso de 5 km, terá início às 16h, da avenida Marechal Cândido Rondon, cerca de 100 metros antes do viaduto da avenida Tancredo Neves. A segunda largada será a de 10 km, às 16h10, partindo da rótula de entrada do bairro Eduardo Gomes, em São Cristóvão. Já a terceira largada, a do percurso de 24 km, ocorrerá às 16h20, na praça Getúlio Vargas, em São Cristóvão.