39ª Corrida Cidade de Aracaju: participantes mantêm foco e boas expectativas antes da largada

Agência Aracaju de Notícias
23/03/2024 15h40

Chegou o grande dia. A Corrida Cidade de Aracaju, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), como parte da programação de aniversário da capital, está em sua 39ª edição e, neste ano, vem com recorde de participantes: nove mil corredores de dentro e fora do estado. Como todos os anos, a prova é dividida por categorias e por percursos de 5 km, 10 km e 24 km, de São Cristóvão a Aracaju, marcando o simbolismo da mudança de capital, ocorrida em 1855.

A primeira largada, do percurso de 5 km, inicia às 16h, saindo da avenida Marechal Cândido Rondon, cerca de 100 metros antes do viaduto da avenida Tancredo Neves. A segunda largada será do percurso de 10 km, às 16h10, partindo da rótula de entrada do bairro Eduardo Gomes, em São Cristóvão. Já a terceira largada, do percurso de 24 km, ocorrerá às 16h20, na praça Getúlio Vargas, em São Cristóvão.

Entre os participantes, os momentos que antecedem são marcados pela ansiedade e, ao mesmo tempo, concentração e foco para completar o trajeto da competição, que é tida como a maior corrida de rua do Norte/Nordeste e que ganha ainda mais destaque pelo nível de dificuldade imposto pelas ladeiras ao longo do trajeto.

Momentos antes da prova, a expectativa entre os corredores é alta, afinal, é o momento de colocar todo o treino em prática. O aposentado Jonas Bernardo da Silva, 70 anos, inscrito no percurso de 24 km, conta que se preparou para ganhar em primeiro lugar na sua categoria. “A expectativa é a melhor. Espero chegar bem e ganhar na minha categoria. Eu venho me preparando há bastante tempo, no meu dia a dia mesmo. Eu troquei o alcoolismo pela saúde, então conquistar o pódio é a prova do quanto essa decisão mudou minha vida. Eu pesava 119 kg, com pressão alta, diabetes, tomava remédio para me manter de pé. Depois de começar a correr, eu não tomo remédio nem para dor de cabeça, então posso dizer que minha vida mudou para muito melhor”, afirma.

A participante Maria Evanete, 54 anos, inscrita para o percurso de 10km, diz que vem se preparando há bastante tempo para alcançar seu objetivo. “Esta é uma corrida muito bem falada. Meu filho fez minha inscrição para o percurso de 10 km e ele vai para o de 24 km. Venho me preparando há bastante tempo, com muito foco e dedicação, fiz acompanhamento nutricional, que me incentivou a melhorar a alimentação. Essa é a primeira vez que faço o percurso de 10 km e estou animada e ansiosa”, conta.

A atleta May Montalvão, também inscrita para o percurso de 10km, afirma que se preparou para entregar o seu melhor. “Esta é uma corrida que eleva Aracaju. É uma competição a nível nacional, que a cada ano que passa se torna ainda maior. Para mim, a Corrida Cidade de Aracaju é tudo de bom. Não é a primeira vez que participo, já estive aqui outras vezes, então já tenho um cronograma de treino, seja em ladeira, no plano, em velocidade, com regeneração e muito mais. Estou muito animada”, completa.

Participando pela primeira vez da Corrida Cidade de Aracaju, o jovem aprendiz Fábio José, 20 anos, explica que começou a praticar o esporte como forma de distração. Ele conta que a corrida ajuda a aliviar o estresse do dia a dia. “Eu tenho uma rotina muito cansativa, onde preciso conciliar o trabalho com os estudos. Na corrida, eu encontrei uma válvula de escape. Minha expectativa é conseguir concluir os 5 km entre 25 e 27 minutos, porque era isso que estava fazendo nos treinos e pretendo manter”, detalha.

A professora de Educação Física Andrezia Santos Farias, 32 anos, conta que coordena um grupo de corrida no município de Nossa Senhora do Socorro. Ela explica que sempre sonhou em montar um grupo para incentivar a prática esportiva, mas foi apenas no ano de 2023 que esse sonho se tornou realidade. “Essa é a primeira vez que participamos da Corrida Cidade de Aracaju e nossas expectativas são as mais altas possíveis. Eu estou me sentindo muito realizada, enquanto profissional, por estar estimulando os alunos. Esse evento está movimentando nossa capital, então não poderia estar mais feliz”, declara.

39ª Corrida Cidade de Aracaju

Maior corrida de rua Norte/Nordeste do país, a Corrida Cidade de Aracaju chega à 39ª edição com número recorde de inscritos. Este ano, a tradicional competição esportiva, realizada pela Prefeitura de Aracaju para celebrar o aniversário de fundação da capital sergipana, conta com nove mil atletas, quantitativo 50% maior que o da edição anterior. Além de estimular a prática esportiva, a competição fomenta diversos setores da economia local e entregará R$200 mil em prêmios aos atletas, o dobro do total destinado à premiação na edição passada.

A 39ª Corrida Cidade de Aracaju é coordenada pela Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) e conta com o apoio do Exército Brasileiro, da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Prefeitura de São Cristóvão e Federação Sergipana de Atletismo (FSAT).