Conselho Municipal do Turismo realiza primeira assembleia ordinária de 2024

Indústria, Comércio e Turismo
27/03/2024 15h42

Nesta quarta-feira, 27, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), em conformidade com o que prevê o estatuto do órgão, realizou a primeira reunião ordinária de 2024 e, a exemplo de encontros anteriores, novamente os membros do colegiado marcaram presença maciça, registrando quórum de 80% dos 24 conselheiros legalmente constituídos.

“É um quórum elevadíssimo e muito qualificado para podermos prestar contas do que temos realizado em prol do nosso turismo e também ouvir todos que fazem esse setor crescer cada vez mais. O diálogo é uma marca da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira e o Comtur é uma prova do compromisso dele com o turismo foi a recriação desta importante instância de governança envolvendo o setor público e o trade turístico para debater e fazer o turismo acontecer em Aracaju”, aponta o secretário Municipal do Turismo, Jorge Fraga.

A reunião entre os membros do Conselho aconteceu na sede da Fecomério, na avenida Ivo do Prado, e teve como pontos de pauta uma apresentação do secretário Jorge Fraga, com um detalhamento minucioso das ações realizadas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur) no ano de 2023 e uma palestra do presidente do Sistema Fecomércio CNC-Sesc-Senac, Marcos Andrade.

Dando início aos trabalhos, Jorge Fraga apresentou um minucioso relatório detalhando as ações realizadas pela Prefeitura de Aracaju em prol do turismo e os resultados positivos para o setor, com o aumento no fluxo de turistas na cidade durante todo o ano. O gestor ressaltou o impacto positivo de Aracaju na mídia local e nacional, ampliando a visibilidade de Aracaju como um destino turístico atraente e promissor.

Entre os pontos abordados, o secretário destacou eventos realizados pela Setur municipal, como o Barco Show Aracaju Festival, I  Encontro Nacional de Turismo, Prêmio Turismo Aracaju e o Festival do Caranguejo, em parceria com o Sistema Fecomércio CNC-Sesc-Senac e a Abrasel/SE.

Além disso, citou os vários eventos privados apoiados pela gestão municipal, bem como a participação da Setur nas principais feiras internacionais de turismo, como a WTM Latin América, em São Paulo, ABAV Expo, no Rio de Janeiro, Festuris Gramado, no Rio Grande do Sul, e destacou, ainda, o investimento da Prefeitura de Aracaju, no valor de R$1,5 milhão, em um Termo de Fomento para divulgação do destino Aracaju em todo país, em parceria com a ABIH/SE.

Jorge Fraga destacou a repercussão positiva de Aracaju em vários meios e plataformas de comunicação, ações de receptivo a turistas e os excelentes resultados no fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria.

“Todo o trabalho que fizemos em divulgação teve expressivo impacto no crescimento de turistas na cidade. Na construção do nosso Planejamento Estratégico já prevíamos que isso aconteceria e fico muito feliz e motivado com o que está para acontecer neste ano. O trabalho continua, com mais ações e mais resultados positivos a serem alcançados”, afirma o secretário.

Ao final das apresentações, os membros do Conselho tiveram a palavra franqueada para observações e sugestões acerca dos temas tratados, e reforçaram a importância do trabalho conjunto entre os vários segmentos que compõem a cadeia produtiva do turismo, a fim de  fortalecer o ambiente colaborativo de todos para o desenvolvimento sustentável do setor.

Além do presidente do Comtur, Jorge Fraga, e da vice-presidente, Daniela Mesquita, que responde interinamente pela Secretaria de Estado do Turismo, participaram da assembleia os seguintes membros: Edivaneide Souza (Fundat); Bruno Dórea (Abrasel); Irma Karla (Singtur); João Ávila (Sindetur); Cassandra Theodoro (FEBTUR); Fábio Araújo (Fecomércio); Adalberto trindade (Senac); Sérgio Thiessen (Sejesp); Sílvio Leonardo Prado (Semdec); Manoel da Costa Peneluc (Secom); Ana Carolina Santos (Funcaju); Bruno Paixão (Emsurb); Ravisson Souza (ABAV) e Joab Almeida (UFS).