Aju Animal: após resgate, cães em situação de vulnerabilidade recebem cuidados veterinários

Agência Aracaju de Notícias
27/03/2024 16h37

Os oito cães em situação de vulnerabilidade resgatados na manhã desta quarta-feira, 27, pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio de uma ação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e da Guarda Municipal de Aracaju, no bairro Mosqueiro, zona Sul da capital, foram encaminhados para uma clínica credenciada ao programa Aju Animal, realizado pela gestão municipal há mais de um ano.

Na clínica, os animais, três fêmeas e cinco machos, receberam uma atenção especial, passando por um minucioso atendimento veterinário, submetidos a exames de sangue, enquanto outros foram encaminhados para a castração. Além disso, todos os animais foram microchipados, medida essencial para sua identificação caso retornem às ruas.

A gestora da clínica, Winny Mendes Rodrigues, destacou a importância desse cuidado. "Os animais chegaram hoje de resgate e passaram por consultas, exames de sangue e castrações, além de receberem tratamento para carrapatos. Tem uma ‘mãezinha’ amamentando dois filhotes e nós conseguimos fazer a castração dela, que vai continuar amamentando seus filhotes pelo tempo que for necessário. Agora, seguirão para um lar temporário, onde serão acolhidos até que sejam adotados", contou.

Para surpresa de muitos, os animais resgatados são mansos e não ensaiaram resistência no momento da captura, nem tampouco eram vistos como ameaças pelos residentes do bairro em que estavam.

“Seria normal o comportamento de matilha, contudo, os animais apreendidos hoje são completamente dóceis. Reforçamos a necessidade desses animais de rua terem esse tipo de atendimento para que eles possam ter uma vida de socialização e que tenham um lugar digno para viver”, afirmou Winny Rodrigues, orientando a população a fazer, sempre que possível, procedimentos de castração em seus pets para controle de reprodução. “A castração, além de ser um ato de amor, é fundamental para a saúde pública e o bem-estar dos animais”.

A coordenadora do Programa Aju Animal, Anne Carollyne, ressaltou a necessidade desse cuidado para garantir uma vida digna aos animais resgatados. "É fundamental que eles estejam aptos para adoção, com todos os procedimentos necessários realizados, isto é: castrados, microchipados, exames de sangue em dia, vermifugados. Não podemos entregar animais que não estejam aptos. O programa Aju Animal atua não apenas na prestação de serviços, mas também na proteção dos animais em situação de vulnerabilidade", colocou.

Programa Aju Animal

O programa Aju Animal, lançado em novembro de 2022, é uma iniciativa pioneira da atual gestão municipal. Estruturado em quatro eixos - castração, saúde animal, lares temporários e apoio à adoção -, o programa já retirou das ruas da capital 260 animais, encaminhando-os para lares temporários onde recebem cuidados e carinho enquanto aguardam por uma adoção responsável.

Quem desejar adotar um desses animais resgatados ou contribuir com o programa Aju Animal pode entrar em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente pelos telefones 79 3225-4178 ou 79 981414814. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Aracaju com o bem-estar animal e a construção de uma cidade mais humana e solidária.