Semana Santa: Bairro América recebe mais uma edição da Feira dos Pescados

Serviços Urbanos
29/03/2024 16h24

A Sexta-feira da Paixão é uma das principais datas do calendário religioso cristão e, para celebrar, muitas famílias se reúnem no tradicional almoço sem consumo de carne vermelha, que antecede a Páscoa. Para atender com conforto a alta demanda do período, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realizou mais uma edição da Feira de Pescados. O espaço dedicado ao comércio de peixes, crustáceos e mariscos foi disponibilizado à população desde a última quarta-feira, 27, até esta sexta-feira, 29, na região dos mercados centrais da capital sergipana, além de contemplar os moradores do bairro Bugio nos dias 28 e 29, e do Bairro América nesta sexta-feira, 29. 

O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, destaca o sucesso da feira realizada no bairro América, que contou com 20 bancas estruturadas junto ao Mercado Municipal Roberto Silveira, localizado na rua Haiti. "O intuito da administração municipal foi fortalecer a tradição religiosa através da venda de pescados, mas em um ambiente seguro, confortável e cômodo aos feirantes, bem como aos visitantes que costumam adquirir estes produtos neste período", ressaltou o presidente.

"Nas três localidades, a população pode assegurar o pescado da Semana Santa em um ambiente propício, com a presença de banheiros químicos, lavatório para as mãos e equipes de fiscais para o ordenamento dos espaços públicos", ressaltou o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento, Bira Rabelo.

Morando há 15 dias na capital sergipana, o aposentado Cláudio Manuel viu na Feira de Pescados uma boa oportunidade de comprar os produtos do almoço em família. "Hoje, estou levando para casa camarão e tilápia. Tudo fresquinho e de qualidade", disse o paulista que, na ocasião, fez questão de elogiar a estrutura ofertada pela Prefeitura. "Tem muito tempo que não vejo um local voltado para venda de mariscos e crustáceos tão limpo, amplo e organizado como da Feira de Pescados da cidade de Aracaju. Aqui, a gente não suja os pés, tem lavatório com sabão para higienizar as mãos, e o espaço é amplo, evitando amontoado de pessoas nas barracas. A gestão está de parabéns pela iniciativa", reconheceu.

A consumidora Flaviane Fonseca saiu do município de Nossa Senhora do Socorro para conhecer a Feira de Pescados em Aracaju e garantir os mariscos do feriadão. "A gente não pode quebrar a tradição. Então, um bom peixe e um bom camarão são fundamentais no preparo de uma saborosa moqueca. De quebra, também vou preparar um caruru. Retornarei, com fé em Deus, nos próximos anos, pois achei o espaço de compras tranquilo, bem ventilado e muito limpo. Quem vem comprar aqui não se arrepende", frisou a jovem.

A permissionária Verônica Santos Bispo comercializa mariscos desde a primeira edição da Feira e garante que um local exclusivo para pescados favorece aos feirantes. "Aliado a organização e à limpeza, o cliente se sente mais atraído”, destacou.

"Esse ano, a Feira de Pescados superou as minhas expectativas. Graças a Deus e à estruturação adequada do evento, as vendas foram muito boas", comemorou a vendedora Joice Moura, que comercializou peixe de água doce.