Nesta sexta-feira,5, em continuidade às ações preventivas e de enfrentamento aos impactos da chuva, a Prefeitura de Aracaju atua de maneira estratégica, através do Comitê de Gerenciamento de Crise, com intensificação dos trabalhos para a desobstrução do sistema de drenagem no bairro Jabotiana. As ações ocorrem continuamente e obedecem a um cronograma prévio, com prioridade para as áreas mais sensíveis, definidas com base no mapeamento realizado pela Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec).
A força-tarefa envolve equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), além da Semdec, com a Defesa Civil. As ações ocorrem desde o período que antecede a quadra chuvosa, já tendo passado por áreas localizadas nos bairros Santa Maria e Porto Dantas.
O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta que as medidas buscam ampliar a resiliência dos bairros para o período chuvoso. "Fizemos um pente fino na rede de drenagem do bairro Jabotiana e nas áreas de saída das águas pluviais para o rio. Estamos aqui trabalhando com a equipe da Emurb, abrindo todos os poços de visita, verificando com os equipamentos apropriados se há algum tipo de obstrução. Já a equipe da Emsurb, com seu maquinário, trabalha, em especial, no desassoreando da área de saída da drenagem urbana, para que a gente aumente a resiliência desse bairro", explicou.
De acordo com o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, é um trabalho realizado de maneira técnica e planejada. "Estamos aqui no bairro Jabotiana, com toda a estrutura da Emsurb, juntamente com a Semdec, Defesa Civil e Emurb, justamente com esse olhar e cuidado para que possamos, nessa ação manual e com equipamentos, fazer todo esse processo de desobstrução, tanto da microdrenagem até a macrodrenagem. Com isso, visamos passar por esse período de chuvas com a situação, e sensação, de toda essa região resolvida", salientou.
As ações devem seguir de maneira intensificada, considerando o início da quadra chuvosa na capital. "Permaneceremos com essa atividade durante todo o mês de abril, em várias áreas diferentes da cidade. Todo o cronograma será executado para que possamos aumentar a resiliência da cidade durante o período chuvoso", frisou o Ten Cel Silvio Prado.