Prefeitura de Aracaju orienta fluxo para inserção e retirada de DIU

Saúde
10/04/2024 10h48

Dentre os serviços ofertados pela Prefeitura de Aracaju, o planejamento familiar é parte integrante do conjunto de políticas públicas de atenção à mulher, ao homem, ou ao casal. Diante disso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), garante a inserção do Dispositivo Intrauterno (DIU) de cobre, método contraceptivo que apresenta 99% de eficácia. Para ter acesso ao serviço, basta buscar uma das Unidades de Saúde da Família (USF) e dar entrada no procedimento.

É na consulta sobre planejamento familiar, realizada por médico ou enfermeiro na Unidade de Saúde da Família (USF), que a pessoa interessada terá a chance de conhecer todos os demais métodos contraceptivos e tomar a decisão pelo qual utilizar. Sendo a colocação de DIU a opção desejada, a usuária será encaminhada para o Centro de Acolhimento e Atenção à Saúde da Mulher (Caasm), que funciona no Centro de Especialidades Médicas (Cemar Siqueira Campos), como explica a referência técnica do Programa Saúde da Mulher, Vanessa Simões.

“Durante essa primeira consulta, a usuária também receberá mais informações sobre a utilização do DIU, tempo de uso, efeitos colaterais, etc. Após a consulta, ela será encaminhada para uma nova consulta com ginecologista no Cemar tendo que apresentar os exames de citopatológico e transvaginal, ambos feitos em menos de um ano, além do exame Beta HCG de, no máximo, três dias, para certificar de que a paciente não está grávida e o termo de consentimento preenchido e assinado”, orienta Vanessa.

Depois de passar pela consulta na USF com enfermeiro ou médico, a usuária se desloca até a recepção da própria unidade para efetuar o agendamento via sistema IDS. No dia agendado para a inserção do DIU, a paciente vai até o Caasm/Cemar a fim de realizar o procedimento levando o termo de consentimento preenchido e assinado, resultado de citopatológico e transvaginal de até um ano, e resultado de Beta HCG de, no máximo, três dias.

O DIU pode ter utilização de 10 anos e o processo de retirada também inicia pela consulta com o clínico geral na Unidade de Saúde da Família (USF). Em seguida, com a liberação do agendamento e com uma ultrassonografia transvaginal em mãos, é possível realizar a retirada do contraceptivo no Cemar Siqueira Campos.