Prefeitura realiza ações diárias de limpeza nas praças públicas da capital

Serviços Urbanos
10/04/2024 14h00

As praças urbanas são espaços coletivos que promovem convívio social, momentos de  descanso e ajudam na qualidade de vida da população. Por esta razão, para promover a conservação desses ambientes e oferecer conforto entre aqueles que as têm como locais de lazer, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), promove um cronograma regular de limpeza voltado a atender, de maneira igualitária, todas as praças da capital sergipana.

Ao todo são 336 praças e áreas verdes espalhadas por Aracaju. Destas, 50 contam com equipe fixa de agentes de limpeza que atuam diariamente no serviço de varrição, gadanhamento, remoção de resíduos, além da troca dos sacos de lixo das papeleiras. As demais praças recebem o trabalho semanal, com cronograma previamente elaborado para garantir a manutenção dos espaços de lazer e convívio social.

“Temos equipes fixas e volantes, mas o cuidado com as nossas praças é o mesmo para todas elas. Os agentes de limpeza trabalham diretamente na manutenção, executando atividades de poda, irrigação, roçagem mecanizada, recolhimento de folhas e jardinagem. Por isso, a intenção do trabalho minucioso da equipe da Emsurb, com a devida limpeza, é fazer com que os frequentadores possam usufruir desses importantes locais com comodidade e conforto”, enfatiza o presidente da empresa municipal, Bruno Moraes.

De acordo com o gerente de Áreas Verdes, Aurélio Souza, a periodicidade na prestação dos serviços é definida após monitoramento e planejamento minuciosos da equipe da gerência. “Em média, cada praça da capital é atendida mensalmente, com retornos que podem levar mais ou menos tempo, a depender dos períodos de sazonalidade. Além disso, questões como a extensão da área, fluxo de visitantes e elevado índice de descarte irregular também são considerados na hora de programar as operações”, explica.

Morador do bairro São José há mais de quinze anos, o professor Reginaldo Almeida costuma levar seu pet para passear, todas as manhãs, na praça Tobias Barreto. Reginaldo elogia o trabalho desempenhado pelos agentes da empresa municipal, mas ressalta a importância da ajuda da comunidade na conversação do espaço. 

“Não tenho do que reclamar da limpeza. Só a elogiar. Todos os dias, presencio trabalhadores aqui executando serviços de varrição e o recolhimento de lixo. A administração está de parabéns, mas a população precisa colaborar e não descartar lixo no chão”, frisa.

O estudante, Gabriel Vinícius, usufrui da praça Oswaldo Mendonça, no bairro Bugio, zona Norte da capital, para momentos de descanso e práticas esportivas. Ele afirma que encontrar agentes de limpeza cuidando da praça também é uma rotina.

“Gosto de frequentar essa praça, por ela ser limpa e conservada. Aqui faço meu futebol e me reúno com os amigos do bairro para bater papo e descansar. Por isso, o trabalho dos agentes da Emsurb é de extrema importância para a praça do nosso bairro”, diz o jovem.

Nesta quarta-feira, 10, por exemplo, a Emsurb realiza ações de limpeza e recolhimento de resíduos em praças do Centro, como a Fausto Cardoso e a Almirante Barroso; além da praça Maria Quitéria, localizada no 18 do Forte; praça Dom José Thomaz, no Siqueira Campos; praça Princesa Isabel, situada no bairro Santo Antônio; e na região Sul da cidade, a praça Alda Teixeira e da Imprensa.