Homenageados com Mérito Serigy e Medalha Inácio Barbosa expressam gratidão pelo reconhecimento

Agência Aracaju de Notícias
24/04/2024 09h00

Anualmente, como parte das celebrações em comemoração ao aniversário da capital, a Prefeitura de Aracaju realiza a solenidade de outorga da comenda da Ordem do Mérito Serigy, a mais alta honraria concedida pelo município, e a entrega da Medalha do Mérito Cultural Inácio Joaquim Barbosa, que agracia artistas das mais diversas expressões culturais. Durante a cerimônia, realizada no Teatro Tobias Barreto, políticos, membros do Judiciário, servidores públicos e representantes da sociedade foram aplaudidos e agraciados pelos serviços prestados ao município.

A desembargadora Iolanda Guimarães conta que receber a honraria demonstrou o reconhecimento da Prefeitura de Aracaju. “Este é um momento de celebração e gratidão, porque isso demonstra o reconhecimento do prefeito Edvaldo Nogueira e da nossa sociedade, não só a mim como a todos aqui presentes. Posso falar no nome de todas as outras desembargadoras, que estamos muito felizes, recebemos essa honraria com muita gratidão”, declarou.

Para a desembargadora Ana Bernadete Leite, o momento representou o respeito que a Prefeitura de Aracaju tem com as mulheres. “É verdadeiramente uma honraria, eu me sinto muito prestigiada recebendo comenda, pois tem uma importância e uma relevância muito grande pelo símbolo dela, e o fato dela estar homenageando uma mulher, uma representante do poder judiciário, representante do público feminino. Isso tudo é uma forma de reconhecer o papel da mulher, não somente no poder judiciário mas também na sociedade e isso nos traz uma alegria muito grande e uma responsabilidade maior ainda de fazer jus à homenagem concedida hoje”, disse.

Quem também expressou sua gratidão foi o secretário de Estado Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação, Júlio Filgueira. “Receber uma honraria desta magnitude da Prefeitura de Aracaju e do prefeito Edvaldo Nogueira, me faz sentir absolutamente honrado. Isso revela o amor que eu tenho dedicado a essa cidade nos últimos anos, trabalhando como contribuidor, colaborador da Prefeitura e agora como secretário de Estado. Isso dignifica o meu trabalho, e eu tomo como um grande reconhecimento, pois é, sem dúvida, uma generosidade da cidade comigo e eu espero retribuir ainda mais”, afirmou.

O coordenador do grupo Estrelinha do Nordeste, Alan Wolnei Santos de Moraes, relembrou a história de representatividade cultural e falou sobre a importância de serem reconhecidos em um momento tão especial para a cidade. “Estamos nos sentindo muito privilegiados por receber essa honraria. Ao longo dos nossos 17 anos de história, nunca recebemos nenhuma honraria desse tamanho, mas agora estamos nos sentindo muito importantes. Nós representamos uma parcela importantíssima da cultura local, poucos grupos conseguem resistir ao tempo, então é um privilégio ter forças para continuar e manter a tradição viva nos corações das pessoas”, disse.

O padre Marcelo Conceição dos Santos elogiou a gestão municipal por sempre fazer questão de levar um representante da igreja católica para os eventos da cidade. “É com imensa alegria que estou aqui hoje para receber esta honraria. Eu acredito na mensagem da bondade, do reconhecimento e da esperança, então fico muito feliz por estar sendo homenageado em um momento como esse. O prefeito Edvaldo Nogueira está sempre nos incluindo e apoiando, então estou muito feliz”, contou.

Para o artista plástico, José Roberto Freitas, conhecido como Beto Pezão, ser reconhecido pelo seu trabalho, que é feito com dedicação, cuidado e amor, mostra que a gestão municipal valoriza a cultura e a arte. “Estar aqui hoje, sendo reconhecido pelo meu trabalho e pela minha arte, me deixa muito feliz. Isso mostra que a Prefeitura nos reconhece e valoriza nossa arte”, diz.

Comenda

Criada em 1973, por meio de lei municipal, a Comenda da Ordem do Mérito Serigy é concedida a pessoas que tenham prestado relevantes serviços ao município e aos aracajuanos. A condecoração leva o nome de um dos caciques sergipanos, o cacique Serigy, que  ganhou destaque ao resistir  bravamente à conquista portuguesa. Já a Medalha Inácio Joaquim Barbosa é concedida anualmente por ato executivo municipal, em comemoração da fundação da cidade de Aracaju, e é voltada para pessoas que tenham prestado relevantes serviços culturais à terra e ao povo da cidade.