A população que vive nos loteamentos Monte Belo e Porto do Gringo, situados no bairro Soledade, passam a testemunhar as transformações proporcionadas pela Prefeitura de Aracaju, com a realização da obra de infraestrutura na comunidade, a partir do programa “Aracaju Cidade do Futuro”. O serviço vai atender à principal demanda dos moradores da região e oportunizar qualidade de vida e dignidade.
A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), responsável pela execução do projeto, realizará os serviços de construção da rede de drenagem pluvial, implantação de rede de esgotamento sanitário com estação elevatória, terraplenagem, pavimentação asfáltica e em paralelepípedo, além de acessibilidade.
O trabalho foi iniciado com a construção da rede de drenagem. Ao todo, serão urbanizadas 20 vias, com extensão de aproximadamente 3,3 km, sendo: ruas Porto do Gringo, A, B, C, D, D2, E, F e G, e travessa B no loteamento Porto do Gringo; além das ruas A, E, F, G e H, travessas A, B, C, I e M, no loteamento Monte Belo.
O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca a necessidade da obra estruturante e o impacto do pacote de investimentos em Aracaju.
“É importante considerar que são comunidades que, há muitos anos, vivem em condições muito difíceis, sem infraestrutura. A obra vai garantir que a população destes loteamentos passe a habitar com dignidade, sem alagamentos, lama e esgoto a céu aberto. São algumas das últimas localidades da zona Norte sem urbanização. O financiamento desse histórico pacote de investimentos vai permitir uma série de obras que vão mudar a vida das pessoas e a experiência com a cidade. Neste caso, as pessoas do Monte Belo e Porto do Gringo vão ver suas casas valorizarem, vão ter vontade de fazer melhorias e criar laços com o local em que vivem. Viver com qualidade é um direito básico que estamos garantindo a partir dessa intervenção”, enfatiza.
Esta é uma das obras viabilizadas pela Prefeitura de Aracaju através do contrato de financiamento com o New Development Bank (NDB). A operação financeira assegurou o maior pacote de investimentos da história da capital, no valor de R$ 500 milhões, no âmbito do programa ‘Aracaju Cidade do Futuro’, para serviços nos eixos de mobilidade urbana e infraestrutura.