Por trás de cada pet sem lar, a esperança de uma adoção definitiva. Ao todo, 40 animais, entre cães e gatos, estavam disponíveis para adoção na 3ª edição da Campanha do Aju Animal, realizada neste sábado, 27, pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o RioMar Aracaju. Quem participou do evento também teve a oportunidade de conferir a esquete teatral ‘Fica Comigo’ da Educação Ambiental da Sema, que marcou a campanha Abril Laranja, de prevenção contra a crueldade animal.
Segundo o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Alan Lemos, a movimentação intensa durante as três horas de evento mostra que a sociedade abraçou a campanha. "A gente vai continuar trabalhando para que mais cães e gatos sejam adotados de forma responsável. Esse é um dos objetivos do Programa Aju Animal”, destacou.
Muita gente chegou cedo para conhecer os cães e gatos. Bela tocou o coração de Daniel dos Santos. “Ao olhar para ela, senti que deveria adotá-la. Vou proporcionar um lar maravilhoso. Eu tive uma cadela, mas ela morreu devido a um câncer. Fiquei sentido e com trauma. Há três anos, luto contra essa dor. Bela vem para preencher esse vazio”, disse emocionado.
Com o coração aquecido também estava Dilma Sandes. Ela adotou a cadelinha para presentear a irmã. “Ela anda muito triste e sei que ficará radiante com essa adoção. Afinal, a paixão por pets vem de muitos anos. Ela já teve dois cães, mas morreram devido à idade. Agora, chega uma nova integrante para a família”, afirmou.
Todos os animais adotados passaram por atendimento veterinário, além de serem microchipados, vacinados e vermifugados. Davi Ramos dos Santos foi acompanhado do pai e prometeu carinho e atenção para a mais nova amiguinha. “Nós vamos cuidar dela de forma muito especial. Eu queria muito uma cadelinha e meu pai concordou. Estou feliz”, relatou.
Comprometimento
A Associação Defensora dos Animais São Francisco de Assis (Adasfa), Fraternidade Pet, Canto Animal, Instituto Safira, Projeto Acolher Aju, S.O.S Vida Animal, Projeto Gatinho da Ponte, Projeto Bando de Bichos e Robert’s Rescues participaram da iniciativa.
Para a presidente da Bando de Bichos, Sheila Hora, ações como essa mostram o compromisso da gestão com a causa animal. “A gente está bem feliz com o resultado do evento. Muita gente interessada em adotar um pet e esse apoio do Aju Animal só fortalece a causa em favor dos cães e gatos da nossa cidade”, enalteceu.