Blitz ambiental da Emsurb alerta sobre alimentação de pombos

Serviços Urbanos
12/06/2024 20h29
Início > Notícias > Blitz ambiental da Emsurb alerta sobre alimentação de pombos

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realizou uma blitz ambiental na praça de eventos entre os mercados centrais na tarde desta quarta-feira, 12. A ação envolveu dez integrantes da equipe de Educação Ambiental da empresa municipal, que dialogaram com a população sobre os diversos serviços públicos disponibilizados e também alertaram sobre os riscos de alimentar os pombos que frequentam a região.

Durante a blitz, foram realizadas abordagens informando que a alimentação inadequada dos pombos contribui para o aumento exagerado do número de aves, o que eleva o risco de transmissão de doenças e causa danos ambientais significativos, e a distribuição de panfletos destacando a importância de manter os espaços limpos e seguros.

O gerente de Limpeza Urbana, Lauro Maia, explica a essa blitz faz parte de uma série de ações que a Emsurb vem realizando pela Semana de Meio Ambiente, com o objetivo de reforçar o serviço de educação ambiental e melhorar a qualidade de vida dos aracajuanos. “O trabalho que a gente vem realizando é importante e reforça o compromisso da gestão com as pessoas e com as causas ambientais. O serviço de educação ambiental é executado diariamente em bairros da capital. É um trabalho de formiguinha que vem gerando resultados”, concluiu

A educadora ambiental Williane Santos detalha ainda que a ação visa, além de orientar, também alertar a população sobre os riscos com os pombos. “Precisamos conscientizar a população, principalmente as que circulam nessas áreas centrais, como é o caso aqui dos mercados, que é perigoso alimentar os pombos. Eles ainda são vistos como animais indefesos, mas eles são perigosos porque trazem danos para a saúde e são vistos pela ótica de alguns especialistas até como ‘pragas urbanas’. O ideal é que os animais busquem seu próprio alimento em seu habitat. Fora tudo isso, ainda tem a sujeira proveniente desses costumes errados da população. O objetivo é trazer essa conscientização para todos”, ressaltou.

Quem passou no local e foi abordado pela equipe de educação ambiental aprovou a iniciativa. “Eu já sabia sobre as pragas urbanas, mas não lembrava que os pombos transmitem doenças. Trazer essas informações de forma acessível para a população contribui para uma sociedade mais ligada às causas ambientais. Todos estão de parabéns”, destacou Carla Santos, moradora do município de Itaporanga D’Ajuda.

O empresário Anderson Monteiro é turista do estado da Bahia e comentou que sabia sobre a problemática dos pombos, mas não tinha o conhecimento sobre os riscos de alimentar esses animais. "Acredito que esse trabalho que está sendo realizado ajuda muito na preservação desses animais e nos cuidados com a saúde pública”, reconheceu.