Forró Caju Recicla estabelece novo patamar para eventos festivos

Serviços Urbanos
24/06/2024 08h32

O Forró Caju 2024, a mais importante e tradicional festa junina de Aracaju, começou neste domingo, 23. Além dos aspectos cultural e econômico e de sua importância para o calendário turístico da cidade, outra característica de destaque da festa é a sustentabilidade. Este ano, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa de Serviços Urbanos (Emsurb), em parceria com a Rede de Cooperativas de Catadores de Resíduos de Aracaju, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e com o Instituto Humana, ampliou as ações que impactam positivamente o meio ambiente realizando a segunda edição do Forró Caju Recicla. 

Através da iniciativa, o catador que faz o recolhimento de materiais recicláveis no perímetro da festa pode pesar os materiais e receber os recursos imediatamente, referentes ao seu esforço e trabalho. Todo material coletado será encaminhado para a Central das Cooperativas, gerando renda para os trabalhadores e assegurando qualidade de trabalho. Para a ação de coleta de resíduos sólidos, desta vez, a Prefeitura instalou dois Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), o que facilita a coleta e o encaminhamento de resíduos.

Alem disso, a parceria com a Abihpe e o Instituto Humana possibilitou a instalação de um contêiner para o recebimento de roupas da comunidade. Essas roupas, após passarem por triagem, serão reformadas e reutilizadas, beneficiando diretamente a comunidade em vulnerabilidade. Tais iniciativas mostram como grandes eventos podem contribuir para a inclusão, assistência social, geração de renda, desenvolvimento econômico e preservação ambiental. 

O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, destaca que o Forró Caju 2024, com o projeto Forró Caju Recicla, estabelece um novo patamar para eventos festivos no Brasil. "A união entre diversão, sustentabilidade e inclusão social mostra que é possível celebrar nossas tradições culturais enquanto cuidamos do meio ambiente e promovemos o bem-estar da nossa comunidade. Esta edição do Forró Caju promete não apenas ser uma festa inesquecível, mas também um exemplo de como iniciativas simples e bem planejadas podem causar um impacto positivo duradouro na sociedade e no meio ambiente. Que outros eventos sigam este exemplo e se comprometam com um futuro mais sustentável e inclusivo. Mais uma vez, a Emsurb firma uma grande parceria com cooperativas e catadores", reforça Bruno.

Dácio Ferreira dos Santos, presidente da Central de Cooperativas de Sergipe, explica de que forma o contato direto com diversos catadores trará benefícios. "É a oportunidade para compartilhar um pouco da esperança que temos diante dessa questão de mercado e reciclagem. Também estamos levando informação para os catadores que ficam na rua de forma vulnerável, arriscando a vida, trabalhando sem EPI [Equipamento de Proteção Individual] e sem contribuir com a Previdência Social. Estamos explicando sobre como a cooperativa trabalha de forma organizada, até que conheçam o trabalho e como é trabalhar na cooperativa. É uma iniciativa muito boa que surgiu e estamos muito felizes por trazer esse projeto para o Forró Caju em mais um ano, ajudando essas pessoas que precisam", afirmou Dácio.

“Importante destacar a parceria que a Emsurb estabeleceu com o Instituto Humana, que tem a proposta de reciclar ou reutilizar roupas. Estamos trazendo o Instituto para Aracaju, começando com essa divulgação no Forró Caju. Estamos espalhando alguns contêineres em pontos de entrega voluntária pela cidade para que a população possa levar suas roupas que não servem mais. O Instituto Humana dará o devido tratamento às roupas e as devolverá ao comércio”, afirma o gerente de Engenharia da Emsurb, Carlisson Ferreira.

O Forró Caju 2024 será mesmo inesquecível para todos os que se dirigirem à Praça de Eventos Hilton Lopes, um marco por conta de sua concepção, uma vez que diversão, inclusão social, preservação ambiental, geração de renda e valorização de trabalhadores fazem parte da festa.