A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), continua com os serviços de recuperação e manutenção de pontos específicos na infraestrutura física do Mercado Setorial Governador Miguel Arraes, localizado no bairro Bugio. Na primeira etapa, foram instaladas telhas metálicas nas áreas dos boxes, onde os permissionários realizam a venda de suas mercadorias no espaço público.
As ações realizadas pelo setor de Engenharia e Manutenção Predial do órgão municipal continuam nesta sexta-feira, 9, com o início da segunda etapa do processo, que inclui a adequação e a pintura dos banheiros de uso público. Esta fase envolve a recuperação da parte interna e das conexões estruturais, como torneiras e vasos sanitários, intervenções necessárias para solucionar problemas de vazamentos e goteiras causados pelas chuvas intensas, preservando a estrutura do patrimônio.
O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, reconhece a importância dos mercados setoriais para os aracajuanos e destaca como os cuidados com a infraestrutura auxiliam no uso do local de forma segura e qualificada. “Atualmente, a nossa prioridade é manter os mercados abertos e funcionando plenamente, para que os moradores dos bairros tenham a opção de compra em suas localidades. Dessa forma, ainda fomentamos a melhoria na oferta de mercadorias e mantemos o compromisso com a limpeza dos locais e a manutenção,” explica.
O coordenador do setor de Engenharia e Manutenção Predial da Emsurb, Naelson Natan Xavier Rocha, ressalta que as recentes ações executadas pelas equipes na primeira etapa, como a substituição das telhas metálicas na área dos boxes do espaço onde os permissionários alocam suas mercadorias, são essenciais para dar continuidade às outras fases do processo.
“Os próximos serviços já foram iniciados, mas ainda temos a terceira fase do processo de recuperação, onde serão realizados a manutenção e a escovação, incluindo a aplicação de zarcão, com o intuito de criar uma camada protetora na estrutura e evitar intemperismos físicos, como chuva, corrosão ou maresia. Ainda serão instaladas telhas metálicas e vigas de ligação em outros pontos do local,” detalha.
Em visita técnica realizada pela equipe de manutenção predial da Emsurb na última quarta-feira (7), o objetivo foi orientar a mão de obra envolvida para o começo das atividades de uma das três etapas inclusas no cronograma. "O cumprimento dos prazos são importantes para podermos dar um retorno significativo aos moradores e usuários do mercado do Bugio”, reitera o coordenador.
Com a execução desses serviços, a Prefeitura de Aracaju atua para eliminar as goteiras e os vazamentos que prejudicam o funcionamento adequado desse equipamento público, uma vez que esses problemas ocorrem devido às chuvas intensas. Com os reparos específicos, o órgão municipal busca garantir um ambiente confortável e seguro para comerciantes, frequentadores e toda a comunidade que utiliza o mercado setorial do bairro Bugio.