Palestra sobre aromaterapia estimula hábitos benéficos para servidores

Planejamento e Orçamento
12/08/2024 12h15
Início > Notícias > Palestra sobre aromaterapia estimula hábitos benéficos para servidores

Desacelerar e utilizar os aromas para um melhor funcionamento da mente e do corpo. Assim foi o momento promovido pela Escola de Governo e Administração Pública (Esgap) de Aracaju para os servidores municipais nesta segunda-feira, 12, durante a palestra sobre aromaterapia. O encontro relaxante foi realizado no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. 

Órgão vinculado à Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), a Esgap proporciona palestras e cursos sobre os mais diversificados temas, sempre tendo como principal foco a valorização do servidor. De acordo com a coordenadora psicossocial da Esgap, Ana Dalva Trindade, a palestra foi pensada como forma de melhorar a qualidade de vida do servidor. 

"O bem-estar físico e emocional está relacionado a vários hábitos, e a aromaterapia pode ser uma aliada nisso. Nosso objetivo é que esse momento resulte em benefícios para o dia a dia do servidor, como o auxílio no combate à ansiedade e estresse, por exemplo, além de outros aspectos importantes que irão contribuir para uma qualidade de vida melhor", afirma Ana Dalva.

A prática terapêutica da aromaterapia é baseada em óleos extraídos de plantas e promete benefícios que vão desde melhoria do humor até redução de dores musculares e tratamento para insônia. Durante o encontro, conduzido pela servidora Cleudes Maria dos Santos, que atua como consultora de bem-estar, os participantes puderam aprender de que forma os diferentes aromas podem agir no corpo e na mente. 

"Isso é mais uma valorização do servidor enquanto pessoa. A gente está aqui trabalhando, mas a gente é um ser, uma pessoa individual que precisa ser cuidada. É nesse momento de pausa que aprendemos o que é bem-estar e aprendemos a nos cuidar. Isso é fundamental para que a gente produza melhor e viva melhor no nosso ambiente de trabalho", analisa Cleudes. 

Aprender a desacelerar em um cotidiano agitado foi um dos motivos que levou a analista ambiental Emanuela Carla Santos a participar da palestra. Para ela, que é servidora da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e conhece a importância dos elementos da natureza, a aromaterapia é uma busca pelo autocuidado. 

"Já faço uso dos óleos essenciais há algum tempo, acredito muito no poder curativo que as plantas têm. Esse conhecimento que estamos tendo hoje é válido e muito importante, também para promover mais bem-estar e melhorar nosso ambiente de trabalho. Qualquer iniciativa que leve a gente a desacelerar é importante para nos ajudar", acredita.