Pré-Caju 2024: Emsurb intensifica fiscalização de comércio ambulante e equipamentos turísticos

Serviços Urbanos
10/11/2024 07h04
Início > Notícias > Pré-Caju 2024: Emsurb intensifica fiscalização de comércio ambulante e equipamentos turísticos

O Pré-Caju, maior prévia carnavalesca do Brasil, chega ao seu terceiro dia, neste domingo, 10, e a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), tem intensificado o trabalho de fiscalização para garantir o ordenamento do comércio ambulante e assegurar a integridade dos pontos turísticos situados na extensão da Orla da Praia de Atalaia.
 
O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, explica que a intenção é promover a correta prestação de serviços dos ambulantes nos pontos previamente demarcados. "Buscamos impedir, principalmente, a entrada de bebidas em recipientes de vidros no circuito da festa", ressaltou o presidente.
 
Para o ordenamento do comércio de alimentos, 152 fiscais da Diretoria de Espaços e Abastecimento (Direpa) estão distribuídos pelo calçadão e canteiro central da Orla da Atalaia. A atuação desses profissionais é recebida com compreensão e satisfação entre os que consideram a prévia carnavalesca uma oportunidade para incrementar a renda.

Com uma barraca de drinques, instalada próximo aos camarotes, Rodrigo Dias foi um dos mil sorteados para comercializar na festa. Enquanto preparava uma bebida, fez questão de elogiar a maneira como a Emsurb tem conduzido a organização dos ambulantes no evento.

 “A fiscalização ajuda o comerciante, assim como eu, a vender seus produtos de forma tranquila, segura e dentro das normas estabelecidas no edital de inscrição. Agora, é vender muito e ter bons lucros”, disse Rodrigo, que participa pela primeira vez do Pré-Caju.

"A Emsurb está de parabéns. Tudo muito organizado. Além disso, fomos bem auxiliados desde a etapa de inscrição, instalação dos nossos equipamentos aqui na Orla e hoje aqui na festa nos orientamos no que é necessário", afirmou o ambulante de guloseimas, Erivaldo Pereira, que tem a atividade como principal meio de sustento.

Já para assegurar a integridade dos monumentos turísticos e supervisionar as atividades comerciais licenciadas dos permissionários, 35 servidores da Diretoria de Orlas e Parques (Diropa), divididos em dois turnos, estão mobilizados desde o primeiro dia da prévia carnavalesca.

"Os nossos fiscais têm atuado repassando instruções referentes à proibição da utilização de mesas e cadeiras, fora da rotina habitual de seus estabelecimentos, bem como, a proibição de venda de bebidas na parte externa dos mesmos", acrescentou o diretor de Orlas e Parques, Raphael Barreto.

A atividade de fiscalização dos agentes da Diropa engloba, ainda, os principais pontos de visitação e monumentos presentes ao longo da Orla, a exemplo das estruturas do Natal Iluminado, a réplica gigante do Caranguejo, o letreiro "Eu Amo Aracaju", o prédio do Oceanário, os espaços Mundo Maravilhoso da Criança e Centro de Arte e Cultura J. Inácio, além das obras de arte "Formas e Cores", "Dança de Apelo à Natureza", bem como os cajus e os monumentos "Formadores da Nacionalidade" e "Personalidades Sergipanas". Nestes locais, grades disciplinadores, placas em metal e barricadas foram instaladas.

"A atenção da administração municipal volta-se, ainda, à preservação dos bens públicos localizados nas imediações do evento. Por isso, é importante destacar também o apoio que a equipe da Emsurb tem recebido da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e da Polícia Militar de Sergipe (PM/SE) no monitoramento e segurança destes espaços", ressaltou o presidente da Emsurb.

Até o início da noite de sábado, 9, nenhum caso de dano ao patrimônio público havia sido constatado.