Com a proximidade das festas de fim de ano e a ampliação do horário de funcionamento das lojas comerciais, a movimentação no Centro Comercial de Aracaju tende a aumentar. Por esta razão, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), estabeleceu, para este período, um planejamento operacional diferenciado de modo a restabelecer a limpeza e organização do espaço de compras.
De acordo com a Diretoria de Operações (Dirop), para esta época, a escala contempla oito equipes, totalizando 88 agentes de limpeza que atuam nos serviços de varrição e coleta de resíduos nos três calçadões (João Pessoa, Laranjeiras e São Cristóvão), os quais concentram parte do comércio aracajuano. Demais trabalhadores seguem para áreas adjacentes, incluindo ruas e corredores como a avenida Ivo do Prado.
No período da noite, outra equipe, composta por 22 agentes, complementam as ações de limpeza realizadas durante o dia. Já a coleta do lixo domiciliar na região acontece, a partir das 18h.
“É importante ressaltar que o Centro Comercial está inserido na programação diária da Empresa Municipal. Mas, no mês de dezembro, onde a movimentação é maior, a Emsurb elabora um cronograma específico para o Centro. Além de garantir a higienização do local, a intenção da gestão é proporcionar um espaço agradável àqueles que transitam pelos calçadões e vias adjacentes neste período”, destacou o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.
Para assegurar a limpeza das praças Fausto Cardoso, Almirante Barroso e Olímpio Campos, onde estão montadas as peças decorativas do Natal Iluminado, cerca de 11 agentes atuam diariamente na atividade de varrição e lavagem todas as manhãs e outra equipe noturna faz a manutenção.
"Além disso, 40 contêineres para o descarte do lixo são ofertados ao público. As áreas verdes também são atendidas por agentes fixos que já atuam nas três praças”, informou o diretor de Operações, Lauro Maia.