Para estimular um ambiente mais limpo e ornamentado para os moradores do bairro Veneza I, no bairro Olaria, a Prefeitura de Aracaju assegurou a realização de mais um mutirão limpeza, com início e finalização, neste sábado, 22. A operação, coordenada pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), determinou a mobilização de cerca de 180 agentes, subdivididas em 10 equipes de limpeza e mais três voltadas aos serviços de podação e atividades de paisagismo, que ampliará para os bairros Dom Pedro e São Carlos.
Os serviços incluíram varrição, roçagem, capinação, poda de árvores, recolhimento de entulhos e resíduos descartados de forma irregular, além da manutenção de áreas públicas. Segundo detalhes da Diretoria de Espaços Públicos (Dirop), a operação busca alcançar, em tempo hábil, a retirada de resíduos, remoção de plantas nas vias públicas, limpeza de praças do bairro contribuindo, a melhoria da qualidade de vida dos moradores da região, além da ambientação agradável da localidade.
A Gerente de Áreas Verdes (GERAV), Rosana Campos, que integra o setor de operações da Emsurb, destacou a importância da participação da comunidade para o sucesso da iniciativa. "Além de intensificar a limpeza, buscamos em cada bairro da cidade, a realização dos serviços básicos, porém, essenciais. Outro ponto importante é mostrar a população que estamos comprometidos em realizar as nossas para uma Aracaju mais limpa e bonita. Esse trabalho é essencial para evitar problemas futuros, seja em períodos chuvosos, como a quadra chuvosa", afirmou.
População aprova a ação
Morador do Veneza elogia a iniciativa da prefeitura. Agildo Sena da Silva, 68, que reside no bairro há seis anos, diz que nunca via tantas agentes reunidos para executar a limpeza da região. "Essa limpeza era muito esperada por todos nós, há bastante tempo. As ruas estavam precisando retirar os matos, árvores enormes. Agora, com o bairro mais limpo, sentimos mais segurança e bem-estar para caminhar nas ruas", finalizou.
Além dos serviços de limpeza, a ação também contou com o funcionamento da iniciativa cata-treco — um serviço disponibilizado pela Prefeitura de Aracaju, que recolhe materiais inservíveis, como móveis velhos, eletrodomésticos, madeiras e metais.