Educação de Aracaju participa de projeto sobre o combate ao trabalho infantil

Educação
06/06/2025 15h52
Início > Notícias > Educação de Aracaju participa de projeto sobre o combate ao trabalho infantil

A rede municipal de ensino de Aracaju está participando de uma importante ação de conscientização sobre o combate ao trabalho infantil, por meio de um concurso nacional proposto pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). A iniciativa conta com o envolvimento direto das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Bebé Tiúba e Otília de Araújo Macêdo.

Com o apoio da Secretaria Municipal da Educação (SEMED), por meio da Coordenadoria de Políticas Educacionais para a Diversidade (COPED) e da Coordenadoria de Arte (COART), os alunos estão desenvolvendo a primeira etapa do projeto, de envolvimento municipal. Os trabalhos selecionados seguirão para as etapas estadual e nacional do concurso.

Na Escola Bebé Tiúba, os estudantes do 4º e 5º ano, que compõem o Grupo 1, participaram, nesta sexta-feira, de uma palestra conduzida por técnicas psicólogas da COPED. O encontro teve o objetivo de aprofundar o entendimento das crianças sobre o tema do trabalho infantil e apoiá-las na produção de poesias e desenhos que integram a fase artística do projeto.

Segundo Thaylane Oliveira, técnica da COPED, a Secretaria Municipal da Educação aborda o tema do trabalho infantil ao longo do ano, com ênfase especial no mês de junho, quando ocorre a campanha nacional pela erradicação dessa prática. “Tudo que é relacionado a garantir o direito da criança e do adolescente, lutamos por isso”, afirma. Ela ainda destacou o engajamento dos estudantes durante a atividade. “A palestra virou um bate-papo, porque os alunos já tinham muito conhecimento sobre o assunto, o que mostra que o tema já vem sendo tratado na escola.”

O coordenador de Artes da SEMED, Alessandro Félix, que lidera a parte prática artística do projeto, destacou a importância da arte nesse processo. “É muito importante para nossos alunos usar essa linguagem artística, por meio dos desenhos, porque eles conseguem expressar sobre o que já sabem do tema. A mensagem que transmitem fica mais clara para eles. Por meio da arte, o aluno mostra o que está em seu coração e na sua mente”, explicou.

A diretora da Escola Bebé Tiúba, Auridete Santana, também ressaltou a relevância da iniciativa. “Gostamos muito de participar de concursos como esse, porque os alunos demonstram seus talentos e refletem sobre temas relevantes, como o trabalho infantil. Muitas crianças já tinham presenciado esse tipo de situação no próprio bairro. O concurso é uma oportunidade de colocar em prática tudo o que sabem, usando a poesia e o desenho como forma de expressão”, declarou.

A ação afirma o compromisso da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju com a formação dinâmica dos estudantes e com a valorização dos direitos de crianças e adolescentes por meio do ensino.