Na manhã desta segunda-feira, 4, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), celebrou a conclusão de mais uma turma do curso de Técnicas Básicas de Confeitaria, realizado na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) do bairro Santos Dumont. A capacitação marcou um passo importante na trajetória de diversos alunos que agora vislumbram novas possibilidades no mercado de trabalho, bem como no empreendedorismo.
Com carga horária de 40h, entre prática e teoria, o curso proporcionou aos participantes o domínio de técnicas essenciais da confeitaria, desde massas e coberturas até a apresentação final dos produtos. Mais que aprendizado técnico, a formação também despertou a autoconfiança e o desejo de crescimento pessoal e profissional.
Para a aluna Cristine Arão, a experiência é um passo importante e uma possibilidade para fazer uma renda extra. "O curso me ajudou a confiar no meu potencial. A Fundat foi fundamental para o meu crescimento. Hoje, consigo me enxergar empreendendo e indo além, vou continuar me aperfeiçoando", destacou, emocionada.
Já Natália Alves, expressou sua gratidão à Fundat pela oferta gratuita de cursos à comunidade e revelou seus planos para o futuro. “Quero seguir estudando, me aperfeiçoar cada vez mais e, no momento certo, abrir o meu próprio negócio. Esse curso foi um passo muito importante nessa caminhada, seguirei buscando para empreender em um futuro próximo”.
À frente de mais uma turma, a instrutora Tânia Ferreira comemorou a conclusão de mais esse ciclo. “É sempre muito gratificante ensinar e ver a evolução de cada aluno. Cada turma tem sua história, seus desafios e conquistas. Essa, sem dúvida, também foi muito especial”, declarou com orgulho.
A Fundat está engajada na promoção da qualificação profissional e da inclusão produtiva, além de ampliar o acesso a oportunidades e contribuir para a construção de uma nova cidade, com mais desenvolvimento, autonomia e dignidade para a população.