Prefeitura realiza limpeza de manguezais de forma contínua em Aracaju

Serviços Urbanos
31/10/2025 15h00
Início > Notícias > Prefeitura realiza limpeza de manguezais de forma contínua em Aracaju

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), atenta à preservação ambiental, realiza de forma contínua o trabalho de limpeza das faixas de mangue em diversos pontos da cidade. Para manter esses espaços limpos é realizado um cronograma operacional específico.

As ações contemplam os bairros Coroa do Meio, Industrial, Inácio Barbosa, 13 de Julho, Lamarão e Jabotiana, com o recolhimento manual de resíduos descartados de maneira inadequada, contribuindo para a proteção das áreas verdes da capital. Além disso, a nova gestão implementou também a limpeza semanal na área do mangue do Parque Ecológico Tramandaí, no bairro Jardins, que ocorre todas as às terças-feiras.

Nesta sexta-feira, 31, 21 agentes de limpeza foram distribuídos em duas equipes para atuar nos conjuntos JK e Santa Lúcia, ambos no bairro Jabotiana, e na faixa de mangue do Bairro Industrial.

Morador do conjunto JK, Fábio Gonçalo dos Santos elogiou a iniciativa. “A limpeza em nossa localidade, especialmente na área do mangue do JK, tem apresentado resultados positivos, com a equipe realizando um excelente trabalho. Estão de parabéns”, afirmou.

A empresária Valéria Oliveira, que possui um restaurante no bairro Industrial, próximo ao mangue da região, reforçou a importância da colaboração popular para manter a integridade do ecossistema. “É um serviço maravilhoso. Gostaria muito que a população não jogasse lixo, porque dependemos dessa vida e da biodiversidade existente. Tudo que consumimos de mariscos vem do mangue, e esses materiais descartados de forma incorreta demoram anos para se decompor. Vamos cuidar!”, destacou.

Além disso, para incentivar o descarte correto dos resíduos por parte da população, a Emsurb reforçou no segundo semestre, outras ações que objetivam a preservação ambiental, a exemplo da instalação de placas educativas, como destaca o assessor técnico da Emsurb, Lauro Maia. “São ações de limpeza aliadas a fixação destes equipamentos que  reforçam o compromisso da gestão municipal com a sustentabilidade e o respeito ao patrimônio natural da nossa cidade”, disse.