A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), deu continuidade, na manhã da última quarta-feira, 29, às ações previstas no planejamento de arborização para 2026. Na ocasião, técnicos da Sema realizaram o plantio de 40 mudas arbóreas de diferentes espécies nativas no bairro Aruana.
Entre as espécies selecionadas estão Tamarindo, Aroeira, Pau-ferro, Mutamba e Manjelão. A escolha seguiu critérios técnicos, com priorização de mudas adaptadas ao clima local, incluindo árvores nativas e frutíferas, que futuramente também poderão contribuir para a alimentação da comunidade. De acordo com a analista ambiental Taciana Azevedo, a definição dos locais de plantio considera aspectos ambientais e sociais. “As espécies são escolhidas conforme o porte de cada árvore. A pitanga, por exemplo, é de pequeno porte e, por isso, é indicada para espaços mais estreitos. Já o ingá possui copa ampla e oferece maior sombreamento, sendo priorizado em áreas que demandam mais conforto térmico, como proximidades de bancos e parquinhos, especialmente para as crianças”, explica.
A analista destaca ainda que algumas espécies apresentam maior versatilidade de uso. “O pau-ferro, por exemplo, possui crescimento mais vertical e não forma copa baixa, o que permite seu plantio próximo a equipamentos, como academias ao ar livre, sem comprometer a circulação. Já espécies frutíferas de maior porte, como a mangueira, são direcionadas para áreas permeáveis. Dessa forma, a queda dos frutos não compromete o pavimento e ainda contribui para a absorção da água pelo solo”, complementa.
As ações de plantio na cidade têm sido intensificadas com o início da quadra chuvosa, considerado o período mais favorável ao desenvolvimento e sobrevivência das mudas. Além de promover o embelezamento dos espaços públicos, a iniciativa contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população, ao ampliar áreas de sombra, proporcionar maior conforto térmico e auxiliar na mitigação dos impactos das altas temperaturas.