Coordenadores das escolas da rede municipal são capacitados

Educação
08/01/2008 16h00
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Na manhã de hoje, terça-feira, aconteceu a primeira etapa da Capacitação dos Coordenadores Escolares, que será realizada até o final da tarde desta quarta-feira, no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos Fernando Lins de Carvalho (Cemarh), localizado no Bairro Siqueira Campos. O auditório ficou lotado com a presença dos novos gestores das instituições de ensino da rede municipal, que vão conhecer um pouco mais das diretrizes da Secretaria Municipal da Educação, bem como sua estrutura e funcionamento. O evento também tem dentre os objetivos provocar uma reflexão sobre o papel dos coordenadores na busca de um ensino público de qualidade.

A palestra de abertura foi proferida pela especialista Telma Maria Delmondes, que falou sobre `Ética e Responsabilidade Social na Gestão Escolar´. Na oportunidade, a palestrante promoveu uma sensibilização dos presentes, através de alguns questionamentos sobre o tema abordado.

Telma Maria lembrou a responsabilidade do cargo de gestor e ressaltou a importância de se fazer um planejamento eficiente das ações que pretendem ser implementadas durante a gestão, frisando que funções primordiais como orientar, informar e esclarecer aqueles com quem se trabalha nunca devem ser esquecidas. "Quando assumimos uma coordenação ,é fundamental discutirmos com a equipe os tipos de mudanças que estamos querendo implantar, sempre buscando uma proposta teoricamente realizável e eticamente aceitável", disse a palestrante.

Telma Maria Delmondes também abordou as questões que envolvem os trabalhos individuais, no que diz respeito à atividade desempenhada por cada um dentro da escola. Salientou como a personalidade e a forma como cada um se comporta interfere no trabalho realizado. Disse ainda que o ego pode atrapalhar as relações e que os gestores precisam entender que estão a serviço da comunidade que o elegeu e não dos interesses próprios. A palestrante ressaltou ainda que seguindo esses princípios é possível realizar uma gestão ética e responsável socialmente.

"Estar preparado para uma gestão democrática é uma das tarefas mais importante dos dias de hoje, pois através dela é possível viabilizar o que a comunidade precisa, já que todas as situações são resolvidas através das instituições. Se as pessoas que estão gerenciando não estão preparadas, dificilmente as coisas sairão de maneira satisfatória", afirmou Telma Maria.

A responsabilidade jurídica da Coordenação Escolar

Este foi o tema abordado pela assessora jurídica da Secretaria Municipal da Educação, a advogada Marlene Procópio, que chamou a atenção dos coordenadores para a responsabilidade que possuem com o patrimônio público que acaba de ser colocado sob suas tutelas. Falou ainda sobre os direitos e deveres desses gestores e sob qual a melhor forma de evitar os danos materiais ao bem público e principalmente, as conseqüências que terão de arcar por conta de uma possível falta de cuidado. Dentre essas conseqüências estão as sindicâncias e os processos administrativos.

"Aqueles que dirigem a escola são responsáveis por cuidar do patrimônio que ela possui. É óbvio que não podem responder por tudo que acontece a esse bem público, mas precisam entender que o cargo que assumiram traz consigo a obrigação de zelar pelo que é de todos. É também por questões deste tipo que a iniciativa dessa capacitação é muito interessante, pois muitos que assumem o cargo de coordenador não têm o conhecimento necessário sobre a área jurídica, e em encontros como este há a oportunidade de tirar dúvidas e obter outros conhecimentos", frisou a assessora.

Para os novos coordenadores, a capacitação cumpre bem esta função de oferecer novos conhecimentos, fundamentais para o processo de gestão escolar. Izabel Cristina Santana, coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Laonte Gama, situada no bairro Santa Maria, afirmou que "as palestras trazem oportunidades de reflexão, pois com expositores conceituados e que abordam pontos interessantes é possível pensar, de maneira mais clara e com uma base conceitual mais sólida, sobre o trabalho que será desenvolvido".

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