"O projeto pedagógico, as intenções e os compromissos, por melhores que sejam, só ganham materialidade quando tem alguém que os aplique". Foi com essa filosofia que o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, participou da abertura da capacitação dos 170 novos coordenadores escolares, eleitos em dezembro do ano passado para o biênio 2008/2009. As palestras e debates organizados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) acontecem de hoje, terça-feira, até amanhã, quarta-feira, no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos Fernando Lins de Carvalho (Cemarh), no bairro Siqueira Campos.
Edvaldo Nogueira assistiu atentamente à palestra inaugural da professora universitária Telma Maria Delmondes, especialista em Consultoria Empresarial, Administração de Negócios e Estudos para a Paz e Resolução de Conflitos. "É um momento importante essa reflexão feita pela professora Telma. Fiquei encantado e por isso ouvi atentamente as questões levantadas. Quero dizer que vou incorporar o que aprendi ao cabedal de outros conceitos adquiridos ao longo do tempo, para que eu possa melhorar ainda mais a gestão como prefeito", afirmou.
A palestrante tratou da necessidade das ferramentas do planejamento, organização e coordenação das atividades; da conquista da liderança pelo exemplo; da integração e do envolvimento da equipe para a conquista dos objetivos traçados; e do controle do ego para evitar que a gestão escolar se transforme num projeto individual. "O diretor existe para realizar algo que é importante para a escola e cada pessoa é um elo dessa corrente, da servente à secretária. Algumas pessoas resistem à gestão quando não se sentem parte ou se sentem marginalizados e desprestigiados", afirmou Telma.
Avaliação
A iniciativa de reunir os coordenadores recém-eleitos, com o objetivo de prepará-los para os desafios que vêm pela frente, agradou ao público presente. "Esse é um momento muito importante, porque estamos tendo a oportunidade de conhecer a realidade da administração de uma escola. Estamos nos sentindo acolhidos e apoiados para iniciar nosso trabalho", avaliou Iza Maria de Aragão, que acaba de assumir a coordenação da Escola Bebé Tiúba, no conjunto Médice II.
A capacitação tem um significado muito especial para o coordenador do Colégio Olga Benário, localizado no bairro Santos Dumont, José Marques Vieira Macedo. Estudante da rede pública municipal durante a maior parte da sua vida, onde concluiu o ensino médio, o professor está decidido a assumir a responsabilidade de fazer uma escola cada vez melhor para aqueles que têm menos oportunidade. "Se eu tive a chance de vencer na escola pública, meus alunos também vão ter. E ai de quem negar essa chance a eles um dia. A palestra foi excelente, porque foram colocados pontos que não temos tanta experiência e que vão nos ajudar muito daqui pra frente", comentou.
Para a secretária municipal de Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, o encontro dos novos coordenadores serviu para trocar experiências, conhecer a dinâmica da secretaria e adquirir os subsídios necessários ao alcance das metas traçadas, pontos decisivos para a consolidação de uma escola melhor. "É a oportunidade de refletir sobre a gestão democrática e motivar os diretores que estão chegando, na sua maioria jovens, assumindo pela primeira vez esse importante desafio", ressaltou.
Programação
A programação da capacitação dos coordenadores escolares inclui temas como ‘Ética e Responsabilidade'; ‘Responsabilidade Jurídica'; ‘Organograma da Semed: o Gabinete da Secretária e as Escolas'; ‘Administração e Finanças'; ‘O Planejamento para a Eficiência da Gestão Pública'; ‘Direitos e Deveres do Servidor'; e por fim uma explanação sobre a ‘Campanha pelo Direito de Aprender', implementada na administração do prefeito Edvaldo Nogueira, com o objetivo de melhorar a aprendizagem do aluno por meio do envolvimento de toda a sociedade e de medidas como: melhoria da produtividade no período noturno, fortalecimento dos conselhos escolares, formação de uma rede de apoio psicossocial e criação de uma política de incentivo educacional por meio de premiações.
O evento é o primeiro de outros semelhantes que serão promovidos para os novos gestores das escolas. Ainda este mês, nos dias 23 e 30, os coordenadores gerais e administrativos estarão reunidos para conhecer integralmente as ações relacionadas às diretorias de Recursos Humanos e de Administração Financeira. No mês de fevereiro, nos dias 7 e 8, será a vez de conhecer com maior riqueza de detalhes as diretorias de Planejamento e de Ensino.