Faltando menos de uma semana para o início das festividades que marcarão o Carnaval 2008 na capital, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) já tem definida sua atuação para o período. No dia 1º de fevereiro, data da abertura, um total de 15 guardas será deslocado visando manter conservado o patrimônio público municipal. Nos dias seguintes o trabalho continua com a mobilização de todo o efetivo da GMA.
"Na próxima sexta-feira já estaremos na Passarela do Caranguejo a partir das 18 horas, com homens, carros e motos", afirma o diretor-geral da GMA, coronel Magno Silvestre. Segundo ele, o foco das ações da Guarda atingirá sempre as áreas de maior risco. "Durante o carnaval as atenções serão voltadas para os locais de maior concentração popular", ressalta.
Magno lembra o principal papel do grupamento, que é proteger os bens públicos de Aracaju. "A Guarda sempre busca preservar o patrimônio do município não deixando que ele seja depredado, e no Carnaval não será diferente. Como vai ter muita gente nas ruas, vamos voltar a segurança para esses locais e garantir a preservação", salienta o diretor-geral da GMA.
Sendo assim, nos bairros por onde forem passar os blocos haverá diariamente guardas municipais em pontos estratégicos. "Vamos monitorar esses blocos para contribuir com a segurança pública nos locais por onde eles transitam", destaca o coronel, lembrando ainda que a conservação de praças e terminais de ônibus também será uma prioridade.
Pré-Caju
O exemplo mais recente do sucesso dessa importante atuação preventiva da GMA está no Pré-Caju 2008. No período em que ocorreu o evento, a Guarda montou postos em prédios públicos e garantiu a preservação da estrutura física desses locais. "A pedido do prefeito Edvaldo Nogueira, fizemos a prevenção e ela surtiu efeito já que não houve qualquer caso de depredação", comemora o coronel Magno.