Prefeito prestigia posse da nova diretoria da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Sergipe

Agência Aracaju de Notícias
01/02/2008 16h22

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, esteve entre os convidados presentes na posse da nova diretoria da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Sergipe (Fetase) para o quadriênio 2008\2012. A solenidade ocorreu na manhã de hoje, sexta-feira, na Associação Atlética Banese, e reuniu autoridades, agricultores, dirigentes sindicais de todo o país, representantes de instituições bancárias e dos movimentos sociais e estudantis.

Primeira mulher da história a comandar a entidade em Sergipe e no Nordeste, Maria Lúcia Santos de Moura assumiu a Fetase ao lado de mais 31 companheiros, com o desafio de fortalecer a luta em defesa da reforma agrária e da implantação de políticas públicas de assistência técnica permanente e inclusão de jovens, mulheres e idosos no campo. A sindicalista foi eleita durante o II Congresso Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, no último dia 18 de janeiro, para suceder o então presidente Joel José de Farias.

Em discurso emocionado, Lúcia Moura falou do orgulho de estar naquele
momento assumindo tamanha responsabilidade e agradeceu o apoio daqueles que acreditaram na força da mulher sergipana. "Vivemos uma disputa salutar, através do voto livre e da democracia, o que enaltece o movimento sindical de Sergipe. Vamos continuar lutando contra a opressão e a exploração no campo e a favor de um modelo de desenvolvimento sustentável e solidário", defendeu.

O prefeito Edvaldo Nogueira lembrou que alguns dos dirigentes rurais presentes à solenidade influenciaram sua militância política forjada na década de 80 no Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e no Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). E aproveitou para defender a reforma agrária como caminho para a inclusão social e a construção de uma sociedade mais justa.

"O homem e a mulher do campo têm um grande papel na vida social e econômica do Brasil. Apesar dos progressos alcançados nessa área no Governo Lula, ainda temos muito a conquistar por esses trabalhadores que, com o seu suor e suas mãos, produzem o alimento que impulsiona a nação brasileira", afirmou o prefeito.

Representando o governador Marcelo Déda, o secretário de Agricultura, Paulo Viana, reafirmou o compromisso do Governo Estadual com a agricultura familiar, a reforma agrária, a organização da produção e o incentivo ao crédito fundiário, por meio da construção coletiva das políticas prioritárias para o meio rural. "Prova disso é que montamos um programa de trabalho emanado das conferências municipais no interior, que envolveram mais de 20 mil pessoas", comentou.

Presenças

Prestigiaram a solenidade o senador Antônio Carlos Valadares; o deputado federal Valadares Filho; a secretária de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Menezes; os deputados estaduais Mardoqueu Bodano e Tânia Soares; o secretário municipal de Governo, Bosco Rolemberg; o presidente do diretório estadual do PCdoB, Halisson Souza; e a presidente nacional em exercício da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Carmen Floro.

Além do representante da Federação dos Bancários de Sergipe e Bahia e presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe, José Souza; do representante da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Manoel José dos Santos; dos superintendentes estaduais do Banco do Brasil, Neirin Duarte, e do Banco do Nordeste, Saumínio Nascimento; e do representante da Federação Nacional dos Trabalhadores Rurais, Vilson Luiz da Silva.