Aracaju recupera Carnaval de rua com apoio de todos setores da Prefeitura

Agência Aracaju de Notícias
01/02/2008 18h42

Em clima de Carnaval, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) já pôs a emoção nas ruas da cidade, apoiando os mais de 30 grupos, que vão desfilar de até a terça-feira, dia 6, animados pelas tradicionais orquestras e bandinhas. Fantasiados e ladeados de bonecos gigantes, os aracajuanos e turistas vão pular em 21 pontos, em trajetos decorados com muita cor e criatividade.

"Estamos fazendo uma mudança fundamental, trazendo de volta aquilo que sempre foi a tradição do município, que o é o Carnaval de rua, com os blocos animando os bairros durante os dias", informou o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que promete participar da festa ao lado da população.

Segundo o prefeito, Aracaju estava resumindo sua festa ao Carnaju, com shows nos mercados centrais, mas em 2008 a idéia é resgatar o Carnaval tranqüilo, participativo e animado da cidade. "A Prefeitura investiu nos blocos. O Carnaval já é um sucesso, trazendo o povo para a rua", reforça.

Para garantir o sucesso da festa, a Prefeitura providenciou segurança, carro de apoio, organização do trânsito, a limpeza e recapeamento das ruas, pintura dos meio-fios e decoração dos locais por onde passarão os blocos. Além disso, a PMA fomentou a participação em suas unidades de atendimento e repartições, fortalecendo a identidade do Carnaval da cidade.

Esse trabalho conjunto envolveu equipes da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A Emsurb realizará um mutirão de limpeza nas ruas da cidade visando o desfile dos blocos de bairro durante o Carnaval. No total, serão 210 agentes de limpeza divididos em 14 equipes, que vão se revezar na varrição das ruas. Também foram instalados 118 banheiros químicos. "Cada trecho por onde passarão os blocos será imediatamente limpo", garantiu o presidente da Emsurb, Sílvio Santos.

Levando em consideração a programação oficial e também as informações passadas através dos ofícios enviados pelas agremiações, a SMTT montou um esquema especial de fiscalização e monitoramento do trânsito. Já programamos desvio no trânsito e o envio de agentes para os locais dos cortejos", explica o superintendente da SMTT, Antônio Samarone.

A SMS vai levar informações sobre as doenças sexualmente transmissíveis e distribuirá preservativos. "A intenção é aproveitar a euforia do carnaval e levar informação e preservativos para as pessoas, para a manutenção da saúde e prevenção de doenças graves, a exemplo da Aids", enfatiza o secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos.

Outra tarefa importante é de manter as ruas por onde vão passar esses blocos em perfeitas condições. "Intensificando os trabalhos de manutenção das ruas por onde vão passar os blocos", explicou o presidente da Emurb, Valmor Barbosa. Os trabalhos realizados foram tapa-buraco, reposição de tampas de boca de lobo, desobstrução da rede de drenagem, além da recuperação de pavimentação asfáltica e paralelos.

A Guarda Municipal preparou seu efetivo para manter conservado o patrimônio público municipal durante todo o Carnaval, inclusive durante a abertura, no dia 1º. "Estaremos atuando com homens, carros e motos", afirma o diretor-geral da GMA, coronel Magno Silvestre. Segundo ele, o foco das ações da Guarda atingirá sempre as áreas de maior risco. "Durante o Carnaval as atenções serão voltadas para os locais de maior concentração popular", ressalta.

Além disso, as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Cidadania, Educação, Participação Popular e Trabalho e Renda promoveram festividades nas suas unidades de atendimento, colégios e grupos de convivência. "O objetivo do prefeito Edvaldo Nogueira é centrar esforços nos carnavais dos bairros, assim como em todos os locais onde a Prefeitura atende a população ", informa a presidente da Funcaju, Lucimara Passos.

Veja mais...

Confira a programação dos blocos de bairros para o Carnaval 2008