Crianças e adolescentes inseridos no Peti participam de competições esportivas no Projeto Verão 2008

Assistência Social e Cidadania
11/02/2008 14h42

Está acontecendo desde o último sábado, dia 9, na orla de Atalaia, o Projeto Verão 2008. Muitas atividades esportivas e recreativas estão agitando a arena do evento. Na manhã de hoje, segunda-feira, crianças e adolescentes inseridos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), participaram ativamente das competições e brincadeiras realizadas no evento.

Os jovens inseridos no programa não economizaram energia nas atividades. "Estou gostando muito, tem muita coisa boa pra gente brincar e conhecer. Eu adoro participar do Peti e principalmente quando os educadores nos trazem para participar desses passeios", disse José Lucas Santos, 14 anos, inserido no Peti do Lar de Zizi.

"Eu gosto muito de participar do Peti, porque aqui é um lugar para desenvolver nosso conhecimento cultural. Além disso, aprendemos a respeitar os outros e a ser um cidadão", destacou o jovem Valdson Santos Campos, 15 anos, também inserido no Peti. "Hoje nesse grande dia de lazer nós já brincamos de muitas coisas, handebol, queimado, futebol e não queremos parar tão cedo porque aqui está bom demais", completou.

Para Raiara Manuella Pereira, 10 anos, a alegria não foi diferente. "Eu adoro participar do Peti, eu aprendo muita coisa boa, as educadoras nos ajudam a crescer e parece até que é nossa segunda casa de tão legal que é", contou. Willian Santos Vieira, 11, completou a opinião da colega. "Eu acho muito bom participar do Peti, porque lá nós aprendemos o que pode e o que não pode fazer e isso é um aprendizado muito valioso, quando nós participamos de dias como esses de lazer, nós ainda continuamos aprendendo e, o que é melhor, aprendemos brincando", ressaltou.

Todos os meninos e meninas que estiveram presentes no evento na manhã de hoje receberam medalha de participação. A programação continua agitando os adolescentes do Peti na tarde de hoje, no qual estarão presentes as crianças e adolescentes do Peti do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Maria Pureza.

Para educadora, Tatiane São Mateus, que acompanha os meninos nas atividades, a oportunidade foi de grande importância. "Eles estão se divertindo muito", ressaltou. "Além disso é muito importante a socialização destas crianças com outros ambientes e pessoas que eles não estão acostumados no dia-a-dia, por isso agradecemos o convite e fizemos questão de marcar presença na manhã de hoje", explicou.