Capoeira agita Orla de Atalaia no circuito do Projeto Verão

Funcaju
13/02/2008 18h00
Início > Noticias > 34069

A Associação Esportiva de Capoeira Novos Irmãos foi uma das grandes atrações do Projeto Verão ontem, terça-feira. O grupo completará 30 anos de existência no dia 30 de outubro. O grupo é coordenado pelo Mestre de Capoeira Genivaldo da Silva, mais conhecido como Mestre Papuá.

Desde 1999, Papuá vem desenvolvendo trabalhos com portadores de necessidades especiais, de instituições como a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Instituto Lourival Fontes. Ele é presidente da Federação Sergipana de Capoeira, filiada à Confederação Brasileira de Capoeira.

"Parabenizo a iniciativa da Prefeitura de Aracaju, de estender este projeto às pessoas com necessidades especiais. A capoeira pode ser ensinada a partir dos três anos de idade. Além de ser uma ferramenta indispensável de integração, inclusão e recuperação do indivíduo devido a sua riqueza musical e corporal", ressalva Mestre Papuá.

O professor, presidente e Mestre da instituição, Antônio Paulo de Souza, mais conhecido como Mestre Morcego, é o fundador do grupo. O projeto visa o resgate da auto-estima de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Da escola, já despontaram vários campeões brasileiros nessa modalidade. "Estamos divulgando maciçamente a capoeira em todo o país e o nome do nosso Estado. Atualmente, dispomos de mais de 200 atletas. Nas instituições privadas, os alunos recebem todo o fardamento e pagam uma taxa, mas nas periferias as aulas são gratuitas recebendo também o fardamento", declara Mestre Morcego.

A sede da Associação Esportiva de Capoeira Novos Irmãos está localizada na rua Marcelino Procópio da Silva, 444, do bairro Industrial. O funcionando é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Já as filiais estão localizadas nos bairros Bugio, Piabeta e Marcos Freire II. O telefone de contato é o 3215-0384.