Jovens de Aracaju têm mais duas semanas para fazer o alistamento militar

Governo
14/04/2008 16h02

A Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov), realiza até o próximo dia 30 de abril o alistamento militar 2008. O novo prédio da Junta Militar fica na rua Senador Rollemberg, 77, no bairro São José, próximo à antiga Associação Atlética. A documentação necessária é certidão de nascimento ou identidade, uma foto 3x4 e comprovante de residência, no nome do pai ou da mãe. Os que completam 18 anos em 2008 fazem o alistamento gratuitamente, enquanto os que já  passaram da idade precisam pagar de uma taxa no valor de R$ 1,88.

O delegado da 1ª Delegacia da 19ª Circunscrição de Serviço Militar, à qual a Junta de Aracaju está subordinada, tenente Jorge Henrique Pereira Prata, lembra que o alistamento é obrigatório e a não apresentação pode acarretar sérios prejuízos aos faltosos. "A lei do Serviço Militar obriga que todos os jovens se alistem. Quem não se apresenta fica em falta e tem que pagar multa referente ao período excedido com relação ao prazo estabelecido. Aqueles que se apresentam e são selecionados, mas se afastam e não complementam a seleção, são considerados refratários e também têm que pagar multas e responder a processo administrativo", destaca o tenente.

O atendimento da Junta é das 7 às 13 horas. A seleção acontece de 16 de julho a 30 de setembro. Cerca de 450 jovens devem ser escolhidos para servir às Forças Armadas em Aracaju durante um ano. Os interessados em prorrogar o tempo de serviço podem solicitar o reengajamento por mais sete ou oito anos. Os candidatos considerados aptos serão convocados em janeiro do próximo ano, enquanto os inaptos vão receber o certificado de dispensa do serviço militar.

Parceria

Poucas pessoas sabem, mas a Junta de Serviço Militar é de mantida pela PMA. "O órgão alistador é de inteira responsabilidade da Prefeitura, tanto material, predial, como pessoal, cabendo ao Exército a administração da documentação que é utilizada no processo do alistamento e a fiscalização das atividades", conta o tenente. Em Sergipe, todas as Juntas estão sob a jurisdição de uma das cinco Delegacias do Serviço Militar existentes no Estado. A Junta também oferece outros serviços, como primeira via do certificado de dispensa de corporação e transferência.

A expectativa do tenente Prata é que aproximadamente seis mil jovens devem ser atendidos até 30 de abril. "Nós temos que atingir um pouco mais de 1% da população de Aracaju, que hoje ultrapassa os 500 mil habitantes", lembra. Em 2007, 6.200 jovens se alistaram em Aracaju.